A cirurgia bariátrica, ou cirurgia de redução de estômago, é feita em pessoas obesas que precisam perder peso. É, normalmente, considerada como alternativa por quem já tentou de tudo e, mesmo assim, não conseguiu perder peso.
Segundo o Ministério da Saúde, o primeiro pré-requisito para fazer a cirurgia é tentar, pelo menos, dois anos de métodos tradicionais de emagrecimento. Isso envolve uma rotina regrada de exercícios físicos, reeducação alimentar - que será muito importante, inclusive após a cirurgia-, tratamento psicológico e, às vezes, até o uso de alguns medicamentos.
Se nem com todas essas tentativas a pessoa obtiver sucesso, uma bateria de exames deverá ser feita a fim de verificar se ela está ou não em condições de passar pelo procedimento cirúrgico. Jovens entre 16 e 18 anos precisam de uma avaliação especial antes de se submeter à bariátrica.
Podem optar pela cirurgia as pessoas que, além disso, apresentam um IMC (Índice de Massa Corporal) igual ou maior que 40kg/m2, sem problemas de saúde associados ao sobrepeso, ou 35kg/m2, com problemas de saúde associados (problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão, artrite e outras complicações).
Para calcular o IMC, basta dividir o seu peso pelo quadrado da sua altura (altura x altura).
Mesmo com todas essas limitações para se fazer a cirurgia bariátrica, existem ainda algumas contraindicações sobre quem pode fazer uma cirurgia bariátrica. Por exemplo: idosos acima de 65 anos ou jovens com menos de 18 anos (vide ressalva no item acima), depressão ou psicose não tratada, abuso de substâncias tóxicas como drogas e álcool, distúrbios alimentares mal controlados, doença cardíaca grave com risco anestésico proibitivo, coagulopatia grave, incapacidade de reposição vitamínica entre outras.
Para garantir que não haverá problemas, a avaliação pré-operatória é feita com uma grande equipe de profissionais: nutricionista, psicólogo ou psiquiatra (dependendo do caso), médico especialista e o cirurgião qualificado. Os exames pré-operatórios incluem: exames laboratoriais, endoscopia digestiva alta, colonoscopia, eletrocardiograma, ultrassonografia de abdome e outros a depender de cada caso.
É importante lembrar que, com ou sem o procedimento cirúrgico, é de vital importância manter hábitos de alimentação saudáveis, praticar exercícios físicos regularmente e acompanhar de perto a sua saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que a obesidade pode ser evitada em muitos casos.
Existem mais de 500 fatores associados ao sobrepeso e à obesidade, então, todos podem engordar, o que torna a atenção com o próprio corpo ainda mais importante. Por isso, mantenha seus exames atualizados. A cirurgia bariátrica é um tratamento efetivo e traz poucas complicações quando bem acompanhada, mas deve ser uma opção bem pensada e discutida.
Se este artigo esclareceu suas dúvidas sobre a cirurgia bariátrica, você vai gostar de ler outros conteúdos aqui no site! Não se esqueça de comentar e compartilhar com seus amigos também!
Excelente atendimento! Clínica espectacular em apresentação, limpeza, pontualidade e contando com profissionais qualificados que amam o que fazem - isso que mais importa.
Só posso recomendar essa clinica, realmente excelente em completo - iniciando do atendimento, especialmente da Dra. Beatriz, coletas para laboratório e até organização de cirurgia - tudo com perfeição. Continuem assim - PARABÉNS.
Thomas, paciente
Cheguei ao consultório da Dra. Beatriz com muito medo, pois estou com um quadro de diverticulite. Ela me deixou muito tranquila quanto ao meu estado geral e o tratamento que estou fazendo. Saí de lá leve e sabendo que está tudo certo! Muito obrigada, Dra. Beatriz!
Thay, paciente
Minha experiência foi muito boa. A agenda da Dra. Beatriz é bem acessível e consegui um horário para o dia seguinte. A recepção é muito educada e atenciosa, inclusive no WhatsApp. Não demorei para ser atendida e a Dra. Beatriz me deixou muito à vontade durante a consulta, além de ter me orientado e esclarecido muito bem. Recomendo!
Fernanda, paciente
Eu e meu pai fomos atendidos pela Dra. Beatriz, muito atenciosa e especial. Explicou da melhor forma todos os detalhes e as formas de tratamento para meu pai.
Parabéns doutora excelente pessoa e profissional!
Luciano, paciente
Eu e meus pais passamos com a Dra. Beatriz e indicamos sempre! Muito clara e disponível, sempre dedicada à dar o melhor andamento no nosso cuidado. O tratamento da minha mãe para diverticulite mudou a vida dela! Aprendemos muito com a Dra!
Caroline, paciente
Sou paciente desde 2017. A Dra. Beatriz é médica da família sempre muito atenciosa, excelente profissional. Clínica linda e organizada e secretarias eficientes e simpáticas. Agradeço a todos a atenção de sempre.
Maria, paciente
A Dra. Beatriz me surpreendeu positivamente. A consulta é muito esclarecedora. A Dra. é externamente cuidadosa e muito atenciosa. Fiquei muito a vontade para tratar do meu problema. Desde a chegada, o atendimento é ótimo.
Juliana, paciente
A doutora demonstra um alto nível de atenção em relação aos pacientes, destacando-se por sua consideração e cuidado. Além disso, sua abordagem é caracterizada por uma mentalidade proativa em termos de prevenção de problemas de saúde.
Tatiana, paciente
Dra Bia é uma profissional e ser humano incrível, seu atendimento vai além de uma consulta tradicional.
Parceria e cuidado sempre ❤
Soraya, paciente
Cirurgiã super atenciosa e competente que me acompanha há anos, consultório aconchegante e de fácil localização e secretária querida e prestativa. Ótima equipe!
Giovanna, paciente
Obrigada pela mensagem!
Entraremos em contato em breve.
Parece que houve um erro.
Por favor, tente novamente mais tarde.
Rua Bandeira Paulista, 600 - CJ 24,
Itaim Bibi - São Paulo/SP
WhatsApp: (11) 96635-9248
Responsável Técnico: Dra. Beatriz Azevedo • CRM-SP: 129159 RQE: 67011
Desenvolvido por Future Marketing Médico.