Os cuidados antes da cirurgia bariátrica são essenciais pensando na recuperação do paciente. Isso significa que, ao segui-los à risca, é possível obter resultados mais satisfatórios, preservando a saúde e a vida da pessoa.
De acordo com a pesquisa mais recente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) – o número de cirurgias bariátricas realizadas entre 2011 e 2018 teve um aumento de 84,73% no país. Somente em 2018, foram realizados 11.402 procedimentos, conforme levantamento do Ministério da Saúde.
Nesse artigo, você entenderá como funciona o pré-operatório da cirurgia bariátrica e conhecerá os 5 cuidados devem ser adotados antes de realizar esse procedimento cirúrgico.
Boa leitura!
Ainda que a cirurgia esteja em evolução constante, há outros fatores que influenciam diretamente no resultado dela e o primordial entre eles é o preparo pré-operatório, capaz de otimizar tanto a eficiência quanto a segurança do procedimento.
Primeiramente, é realizada uma consulta com o cirurgião para avaliar a indicação cirúrgica e solicitar exames pré-operatórios. Junto a isso, ele irá orientar sobre técnicas, informar sobre o preparo pré-operatório e sua importância, passar mais informações sobre a cirurgia em si e os cuidados essenciais no acompanhamento pós-operatório.
Além da consulta com o cirurgião, é fundamental a avaliação multidisciplinar. Essa equipe é composta por um conjunto de profissionais de especialidades distintas que fará os ajustes e avaliações necessárias antes do procedimento cirúrgico.
No caso da cirurgia bariátrica, são importantes as avaliações dos seguintes profissionais:
Os médicos clínicos (endocrinologista e cardiologista), avaliam os resultados dos exames e julgam se há necessidade de requisitar outros complementares (a depender de cada caso). Além disso, também acompanham e controlam as doenças clínicas associadas à obesidade. Cabe ao cardiologista a realização do risco cirúrgico - laudo de liberação para a cirurgia.
Em seguida, o nutricionista analisa o histórico alimentar do paciente e orienta a pessoa em relação à dieta que deve ser adotada durante o pré e pós-operatório. O psicólogo, além de avaliar se há algum fator psicológico que represente risco no pós-operatório, prepara o paciente emocionalmente para a cirurgia e as mudanças drásticas que ocorrerão – externa e internamente – após a realização da operação.
Caso o paciente faça seguimento com algum outro profissional de saúde, uma avaliação e um parecer pré-operatórios também são imprescindíveis.
O ideal é que a família participe de todo processo de preparação, pois nos primeiros meses do pós-operatório o paciente estará sentimentalmente vulnerável e com inúmeras restrições alimentares.
Outro ponto importante no pré-operatório recai sobre a análise de quem efetivamente está indicado a passar pelo procedimento.
Existem critérios que devem ser analisados pelo cirurgião, pois são eles que garantem o benefício do procedimento e a diminuição dos riscos.
Os 4 critérios são:
Para estar apto a realizar a cirurgia bariátrica, o paciente deve possuir IMC acima de 40. Caso ele tenha alguma comorbidade associada, está indicado o procedimento a partir do IMC 35.
Em contrapartida, se o paciente tiver uma outra doença classificada com grave e o excesso de peso está piorando o quadro, em algumas situações pode-se indicar cirurgia mesmo com IMC entre 30 e 35.
A cirurgia bariátrica pode ser realizada sem restrições por pessoas que possuem entre 18 e 65 anos. É permitido realizar em pessoas com menos de 16 anos apenas em caso de síndrome genética e entre 16 e 18 anos, se houver consenso e autorização da família.
Acima dos 65 anos, é preciso passar por uma avaliação individual, considerando o risco cirúrgico e os reais benefícios que o emagrecimento irá gerar.
A obesidade por si só é considerada uma doença. Porém, ela também é geradora de doenças associadas, chamadas comorbidades. As mais comuns são diabetes e doenças cardiovasculares.
Ou seja, apesar de as questões estéticas também serem relevantes e valorizadas somente elas não são suficientes para indicação de cirurgia.
É necessário que o paciente esteja obeso há, pelo menos ,2 anos para realizar cirurgia. Além disso, deve ter se submetido a outras alternativas para perder peso, nesse período, como seguir uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos, sem obter êxito.
A cirurgia bariátrica é um procedimento delicado o que requer que seja realizado por um profissional capacitado e de sua confiança.
Logo, é indispensável conhecer a fundo o histórico do cirurgião. Pesquise se ele tem experiência no tratamento cirúrgico da obesidade, se tem especialidade registrada na AMB e se existem comentários a respeito dele na internet.
Caso você não conheça o hospital onde será operado, faça uma visita prévia. Converse com pacientes que realizaram procedimentos no local e procure saber como é seu funcionamento e as ações relacionadas à higiene. É necessário que você se sinta seguro em todos os aspectos.
Em hipótese alguma se submeta à cirurgia se houver alguma dúvida, por menor que pareça. Se informe, pesquise e pergunte sobre cada detalhe, para evitar surpresas desagradáveis.
É importante conhecer, ainda, os cuidados que devem ser adotados após a cirurgia bariátrica - seja em relação à alimentação ou tempo de repouso. A falta de conhecimento pode gerar transtornos ou frustrações ao paciente quando essa fase chegar.
A recomendação de perda de peso antes da cirurgia tem como objetivo a redução da gordura abdominal e, consequentemente, a diminuição do fígado - o que ajuda a minimizar o tempo de cirurgia e riscos de complicações.
Por essa razão, a avaliação prévia do nutricionista é indispensável, tal como a prescrição – e o cumprimento – de uma dieta adequada às suas necessidades.
Como já mencionado anteriormente, a consulta com o psicólogo prepara para as mudanças e adequa sua mente à nova realidade que está por vir. Porém, há outros propósitos envolvidos nessa consulta, como:
Por isso, é de suma importância que você esteja disposto e suscetível a explorar os fatores emocionais que influenciam no seu ganho de peso. Isso influenciará diretamente nos seus resultados a longo prazo.
É importante destacar a seriedade do preparo pré-operatório e do comprometimento do paciente com a equipe multidisciplinar. A cirurgia não é o fim do problema, mas o início de um tratamento vitalício.
Portanto, caso tome essa decisão para sua vida, faça de forma correta. Procure orientação alimentar, emocional e física e adote todos os cuidados indicados antes e após passar pelo procedimento.
Gostou desse artigo? Aproveite para deixar seu comentário abaixo. E se desejar saber mais sobre a cirurgia bariátrica, veja outros artigos do nosso blog sobre o mesmo tema.
Excelente atendimento! Clínica espectacular em apresentação, limpeza, pontualidade e contando com profissionais qualificados que amam o que fazem - isso que mais importa.
Só posso recomendar essa clinica, realmente excelente em completo - iniciando do atendimento, especialmente da Dra. Beatriz, coletas para laboratório e até organização de cirurgia - tudo com perfeição. Continuem assim - PARABÉNS.
Thomas, paciente
Cheguei ao consultório da Dra. Beatriz com muito medo, pois estou com um quadro de diverticulite. Ela me deixou muito tranquila quanto ao meu estado geral e o tratamento que estou fazendo. Saí de lá leve e sabendo que está tudo certo! Muito obrigada, Dra. Beatriz!
Thay, paciente
Minha experiência foi muito boa. A agenda da Dra. Beatriz é bem acessível e consegui um horário para o dia seguinte. A recepção é muito educada e atenciosa, inclusive no WhatsApp. Não demorei para ser atendida e a Dra. Beatriz me deixou muito à vontade durante a consulta, além de ter me orientado e esclarecido muito bem. Recomendo!
Fernanda, paciente
Eu e meu pai fomos atendidos pela Dra. Beatriz, muito atenciosa e especial. Explicou da melhor forma todos os detalhes e as formas de tratamento para meu pai.
Parabéns doutora excelente pessoa e profissional!
Luciano, paciente
Eu e meus pais passamos com a Dra. Beatriz e indicamos sempre! Muito clara e disponível, sempre dedicada à dar o melhor andamento no nosso cuidado. O tratamento da minha mãe para diverticulite mudou a vida dela! Aprendemos muito com a Dra!
Caroline, paciente
Sou paciente desde 2017. A Dra. Beatriz é médica da família sempre muito atenciosa, excelente profissional. Clínica linda e organizada e secretarias eficientes e simpáticas. Agradeço a todos a atenção de sempre.
Maria, paciente
A Dra. Beatriz me surpreendeu positivamente. A consulta é muito esclarecedora. A Dra. é externamente cuidadosa e muito atenciosa. Fiquei muito a vontade para tratar do meu problema. Desde a chegada, o atendimento é ótimo.
Juliana, paciente
A doutora demonstra um alto nível de atenção em relação aos pacientes, destacando-se por sua consideração e cuidado. Além disso, sua abordagem é caracterizada por uma mentalidade proativa em termos de prevenção de problemas de saúde.
Tatiana, paciente
Dra Bia é uma profissional e ser humano incrível, seu atendimento vai além de uma consulta tradicional.
Parceria e cuidado sempre ❤
Soraya, paciente
Cirurgiã super atenciosa e competente que me acompanha há anos, consultório aconchegante e de fácil localização e secretária querida e prestativa. Ótima equipe!
Giovanna, paciente
Obrigada pela mensagem!
Entraremos em contato em breve.
Parece que houve um erro.
Por favor, tente novamente mais tarde.
Rua Bandeira Paulista, 600 - CJ 24,
Itaim Bibi - São Paulo/SP
WhatsApp: (11) 96635-9248
Responsável Técnico: Dra. Beatriz Azevedo • CRM-SP: 129159 RQE: 67011
Desenvolvido por Future Marketing Médico.