O câncer de esôfago é uma lesão maligna que se origina nas células que revestem o interior do órgão, acometendo mais os homens entre 50 e 70 anos de idade. O tipo mais comum no Brasil é o carcinoma epidermóide ou espinocelular, porém, quando se localiza próximo a entrada do estômago, o tipo mais frequente passa a ser o adenocarcinoma.
O tabagismo e a ingestão de álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de esôfago tipo espinocelular, já o adenocarcinoma tem como principal fator de risco a doença do refluxo mal controlada de longa data.
Além disso, outros fatores podem colaborar para o quadro, como:
O câncer de esôfago não apresenta sinais logo de início. Com sua progressão, porém, podem surgir sintomas como dificuldade ou dor ao engolir, dor retroesternal, dor torácica, náuseas, vômitos (com ou sem sangue) perda de peso expressiva, tosse e falta de ar.
A dificuldade de engolir (disfagia) é o sintoma mais comum da condição, apesar de geralmente indicar que a doença está começando a atingir um estado mais avançado.
A suspeita diagnóstica é clínica, porém a confirmação necessita de uma biópsia feita através de um exame de endoscopia digestiva alta. O procedimento consiste em um tubo fino com câmera na ponta inserido pela boca do paciente, indo até o esôfago.
Por se tratar de uma doença complexa, o tratamento é multiprofissional, sempre coordenado por um cirurgião especialista no assunto.
Visando a cura, o tratamento sempre passa por cirurgia em algum momento, porém radioterapia e/ ou quimioterapia podem ser necessárias em algum momento, antes ou depois do tratamento cirúrgico. Podem ser usadas também como tratamento exclusivo nos casos em que a cirurgia não é possível de ser realizada, ou seja, nos casos chamados paliativos.
Tumores em fase inicial podem ser tratados por ressecção local durante a endoscopia.
Ficou com dúvidas a respeito de Câncer de Esôfago? Entre em contato comigo e vamos conversar!
Não é possível impedir totalmente o câncer de esôfago, mas adotando alguns hábitos mais saudáveis, como não fumar e evitar o abuso de álcool, os riscos da doença diminuem consideravelmente.
Os portadores de refluxo também devem ser tratados clinicamente ou com cirurgia, além da vigilância endoscópica frequente.
O câncer de estômago (ou esôfago) se desenvolve de forma lenta no início, porém quanto mais a doença avança, mais rápido é seu crescimento. Os sintomas iniciais (quando existem) podem fazer com que a doença seja confundida com outros quadros, como gastrite.
Nem sempre. A decisão sobre a necessidade de complementar o tratamento com quimioterapia após a cirurgia depende da análise que o patologista fará da peça cirúrgica após o procedimento, da localização da lesão e dos exames de estadiamento pré-operatórios.
Me formei em medicina em 2007 pela faculdade de medicina de Botucatu – UNESP. Após os 6 anos de faculdade me mudei para São Paulo onde fiz duas residências médicas; cirurgia geral e cirurgia do aparelho digestivo, ambas no Hospital das Clínicas da Faculdade de medicina da USP.
Após as especializações permaneci mais um ano como preceptora dos médicos residentes de cirurgia do aparelho digestivo e dos alunos de graduação em medicina. Período no qual aprendi uma das coisas que mais amo fazer até hoje – orientar os mais jovens na arte e ciência da cirurgia. Durante esse período também, aprimorei as técnicas de cirurgia laparoscópica gastrointestinal que permitem tratamento de doenças complexas de forma minimamente invasiva.
Excelente atendimento! Clínica espectacular em apresentação, limpeza, pontualidade e contando com profissionais qualificados que amam o que fazem - isso que mais importa.
Só posso recomendar essa clinica, realmente excelente em completo - iniciando do atendimento, especialmente da Dra. Beatriz, coletas para laboratório e até organização de cirurgia - tudo com perfeição. Continuem assim - PARABÉNS.
Thomas, paciente
Cheguei ao consultório da Dra. Beatriz com muito medo, pois estou com um quadro de diverticulite. Ela me deixou muito tranquila quanto ao meu estado geral e o tratamento que estou fazendo. Saí de lá leve e sabendo que está tudo certo! Muito obrigada, Dra. Beatriz!
Thay, paciente
Minha experiência foi muito boa. A agenda da Dra. Beatriz é bem acessível e consegui um horário para o dia seguinte. A recepção é muito educada e atenciosa, inclusive no WhatsApp. Não demorei para ser atendida e a Dra. Beatriz me deixou muito à vontade durante a consulta, além de ter me orientado e esclarecido muito bem. Recomendo!
Fernanda, paciente
Eu e meu pai fomos atendidos pela Dra. Beatriz, muito atenciosa e especial. Explicou da melhor forma todos os detalhes e as formas de tratamento para meu pai.
Parabéns doutora excelente pessoa e profissional!
Luciano, paciente
Eu e meus pais passamos com a Dra. Beatriz e indicamos sempre! Muito clara e disponível, sempre dedicada à dar o melhor andamento no nosso cuidado. O tratamento da minha mãe para diverticulite mudou a vida dela! Aprendemos muito com a Dra!
Caroline, paciente
Sou paciente desde 2017. A Dra. Beatriz é médica da família sempre muito atenciosa, excelente profissional. Clínica linda e organizada e secretarias eficientes e simpáticas. Agradeço a todos a atenção de sempre.
Maria, paciente
A Dra. Beatriz me surpreendeu positivamente. A consulta é muito esclarecedora. A Dra. é externamente cuidadosa e muito atenciosa. Fiquei muito a vontade para tratar do meu problema. Desde a chegada, o atendimento é ótimo.
Juliana, paciente
A doutora demonstra um alto nível de atenção em relação aos pacientes, destacando-se por sua consideração e cuidado. Além disso, sua abordagem é caracterizada por uma mentalidade proativa em termos de prevenção de problemas de saúde.
Tatiana, paciente
Dra Bia é uma profissional e ser humano incrível, seu atendimento vai além de uma consulta tradicional.
Parceria e cuidado sempre ❤
Soraya, paciente
Cirurgiã super atenciosa e competente que me acompanha há anos, consultório aconchegante e de fácil localização e secretária querida e prestativa. Ótima equipe!
Giovanna, paciente
Obrigada pela mensagem!
Entraremos em contato em breve.
Parece que houve um erro.
Por favor, tente novamente mais tarde.
Rua Bandeira Paulista, 600 - CJ 24,
Itaim Bibi - São Paulo/SP
WhatsApp: (11) 96635-9248
Responsável Técnico: Dra. Beatriz Azevedo • CRM-SP: 129159 RQE: 67011
Desenvolvido por Future Marketing Médico.