O câncer de cólon é o câncer do intestino grosso, a parte final do trato digestivo. A maioria dos casos de câncer de cólon começa com agrupamentos pequenos e não cancerosos (benignos) de células chamados pólipos adenomatosos. Com o tempo, alguns desses pólipos podem se desenvolver até se tornarem malignos.
Existem alguns fatores de risco que podem aumentar as chances do desenvolvimento de um câncer colorretal, como idade, fatores dietéticos, história familiar de câncer e pólipos, presença de pólipos no intestino grosso e doenças inflamatórias intestinais, principalmente retocolite ulcerativa.
A maioria dos casos inicialmente é assintomática. Os sintomas do câncer de cólon podem incluir: alteração nos hábitos intestinais, incluindo diarreia, obstipação ou alteração na consistência das fezes, que dura mais de quatro semanas; sangramento nas fezes; desconforto abdominal persistente, como cólicas, gases ou dores; fraqueza ou fadiga; perda de peso inexplicável.
A suspeita diagnóstica pode ser clínica porém a confirmação se dá através do exame de colonoscopia com biópsia da lesão.
O tipo de tratamento recomendado depende do estágio do câncer. Atualmente, o tratamento pode incluir cirurgia, quimioterapia e radioterapia, juntas ou separadas, a depender do estadiamento e da localização da lesão.
Ficou com dúvidas a respeito de Câncer Colorretal? Entre em contato comigo e vamos conversar!
Sim! Os tumores de cólon quando diagnosticados precocemente e tratados de forma adequada tem acima de 90% de chance de cura.
Não. A colostomia é usada em situações específicas e na maior parte das vezes quando necessária pode ser revertida após algum tempo.
Nem sempre. A decisão sobre a necessidade de complementar o tratamento com quimioterapia após a cirurgia depende da análise que o patologista fará da peça cirúrgica após o procedimento, da localização da lesão e dos exames de estadiamento pré-operatórios.
Me formei em medicina em 2007 pela faculdade de medicina de Botucatu – UNESP. Após os 6 anos de faculdade me mudei para São Paulo onde fiz duas residências médicas; cirurgia geral e cirurgia do aparelho digestivo, ambas no Hospital das Clínicas da Faculdade de medicina da USP.
Após as especializações permaneci mais um ano como preceptora dos médicos residentes de cirurgia do aparelho digestivo e dos alunos de graduação em medicina. Período no qual aprendi uma das coisas que mais amo fazer até hoje – orientar os mais jovens na arte e ciência da cirurgia. Durante esse período também, aprimorei as técnicas de cirurgia laparoscópica gastrointestinal que permitem tratamento de doenças complexas de forma minimamente invasiva.
Excelente atendimento! Clínica espectacular em apresentação, limpeza, pontualidade e contando com profissionais qualificados que amam o que fazem - isso que mais importa.
Só posso recomendar essa clinica, realmente excelente em completo - iniciando do atendimento, especialmente da Dra. Beatriz, coletas para laboratório e até organização de cirurgia - tudo com perfeição. Continuem assim - PARABÉNS.
Thomas, paciente
Cheguei ao consultório da Dra. Beatriz com muito medo, pois estou com um quadro de diverticulite. Ela me deixou muito tranquila quanto ao meu estado geral e o tratamento que estou fazendo. Saí de lá leve e sabendo que está tudo certo! Muito obrigada, Dra. Beatriz!
Thay, paciente
Minha experiência foi muito boa. A agenda da Dra. Beatriz é bem acessível e consegui um horário para o dia seguinte. A recepção é muito educada e atenciosa, inclusive no WhatsApp. Não demorei para ser atendida e a Dra. Beatriz me deixou muito à vontade durante a consulta, além de ter me orientado e esclarecido muito bem. Recomendo!
Fernanda, paciente
Eu e meu pai fomos atendidos pela Dra. Beatriz, muito atenciosa e especial. Explicou da melhor forma todos os detalhes e as formas de tratamento para meu pai.
Parabéns doutora excelente pessoa e profissional!
Luciano, paciente
Eu e meus pais passamos com a Dra. Beatriz e indicamos sempre! Muito clara e disponível, sempre dedicada à dar o melhor andamento no nosso cuidado. O tratamento da minha mãe para diverticulite mudou a vida dela! Aprendemos muito com a Dra!
Caroline, paciente
Sou paciente desde 2017. A Dra. Beatriz é médica da família sempre muito atenciosa, excelente profissional. Clínica linda e organizada e secretarias eficientes e simpáticas. Agradeço a todos a atenção de sempre.
Maria, paciente
A Dra. Beatriz me surpreendeu positivamente. A consulta é muito esclarecedora. A Dra. é externamente cuidadosa e muito atenciosa. Fiquei muito a vontade para tratar do meu problema. Desde a chegada, o atendimento é ótimo.
Juliana, paciente
A doutora demonstra um alto nível de atenção em relação aos pacientes, destacando-se por sua consideração e cuidado. Além disso, sua abordagem é caracterizada por uma mentalidade proativa em termos de prevenção de problemas de saúde.
Tatiana, paciente
Dra Bia é uma profissional e ser humano incrível, seu atendimento vai além de uma consulta tradicional.
Parceria e cuidado sempre ❤
Soraya, paciente
Cirurgiã super atenciosa e competente que me acompanha há anos, consultório aconchegante e de fácil localização e secretária querida e prestativa. Ótima equipe!
Giovanna, paciente
Obrigada pela mensagem!
Entraremos em contato em breve.
Parece que houve um erro.
Por favor, tente novamente mais tarde.
Rua Bandeira Paulista, 600 - CJ 24,
Itaim Bibi - São Paulo/SP
WhatsApp: (11) 96635-9248
Responsável Técnico: Dra. Beatriz Azevedo • CRM-SP: 129159 RQE: 67011
Desenvolvido por Future Marketing Médico.