Quem tem hérnia inguinal pode ter relação sexual?

Dra. Beatriz Azevedo • 17 de fevereiro de 2023

A hérnia inguinal é uma condição que pode ser dolorosa e, em casos graves, chega a comprometer a qualidade de vida do paciente e impactar a sua rotina.


Uma das dúvidas mais comuns entre as pessoas que portam essa condição é, afinal,
quem tem hérnia inguinal pode ter relação sexual? Se não, quanto tempo leva para retomar a rotina e as atividades do cotidiano?


Para saber as respostas dessas e outras perguntas, prossiga com a leitura. Diante da recorrência dessa dúvida nos consultórios, elaboramos esse
conteúdo exclusivo para você. Esclareça de vez todos os questionamentos sobre o tema! Vamos lá?


O que é hérnia inguinal?


Essa patologia é o tipo mais comum de hérnias abdominais em homens. Ela refere-se ao surgimento de um abaulamento na região da virilha. Essa alteração acontece devido a uma falha na parede abdominal, o que provoca uma ruptura do tecido e o deslocamento do conteúdo interno (órgãos e/ou gordura).


A condição pode ser
genética ou provocada pelo desgaste da musculatura da região. Atletas e pessoas que costumam realizar atividades de alto impacto estão mais sujeitas ao aparecimento da doença, além daquelas pessoas com sobrepeso ou obesidade, tosse crônica ou dificuldades miccionais 


Quem tem hérnia inguinal pode ter relação sexual?


Entre aqueles que recebem o diagnóstico, é comum se perguntar: quem tem hérnia inguinal pode ter relação sexual?


Como a doença afeta, justamente, a região da virilha, é possível que haja
dores e desconfortos durante o ato sexual. Por isso, nesses casos, é indicado que a pessoa evite tais atividades e só retome a prática após a liberação do médico.


Por outro lado, se o paciente não sente dores,
não é preciso cessar as relações sexuais. A orientação também é válida para a prática de atividades físicas. Perceba que, cada caso é único, e tudo depende da avaliação e das orientações de um especialista na área.


Tipos de tratamento


Como vimos, dependendo dos sintomas e da gravidade da doença, quem tem hérnia inguinal pode ter relação sexual. Mas e sobre o tratamento, quais são as opções?


A intervenção cirúrgica é a única forma de resolver essa condição. A operação é considerada simples e de baixo risco e, muitas vezes, o paciente
possui alta no mesmo dia.


O objetivo é reparar o problema a partir da inserção de uma tela de sustentação no local afetado, de forma a segurar os órgãos internos. 


Há 3 tipos de cirurgias para esse problema:
a aberta, a robótica e a laparoscópica. Embora as técnicas sejam diferentes, todas elas possuem a mesma finalidade. É o cirurgião quem vai indicar qual a melhor opção, conforme a avaliação e perfil do paciente.


Por fim, saiba que após o procedimento, é orientado que o paciente não tenha relações sexuais por cerca de 15 dias. Passado esse período de recuperação, as atividades costumam ser liberadas pelo médico.


Procure um especialista!


Conforme você pôde perceber, a hérnia inguinal pode ser solucionada a partir de intervenção cirúrgica e, sim, é possível ter uma vida sexual ativa mesmo estando com a doença.


Caso você tenha notado uma protuberância incomum na virilha ou esteja sentindo dores na região,
procure um médico da área para avaliar o seu caso.


A Dra. Beatriz Azevedo possui ampla experiência em hérnias abdominais e pode ajudar você a solucionar o problema. Entre em
contato e agende a sua consulta hoje mesmo!


Câncer de Esôfago
Por Dra. Beatriz Azevedo 25 de fevereiro de 2025
Guia completo sobre câncer de esôfago, entenda os sintomas, diagnóstico, tratamentos e prevenção.
esofago de barrett é cancer
Por Dra. Beatriz Azevedo 18 de fevereiro de 2025
Será que o Esôfago de Barrett é câncer? Leia e entenda mais sobre essa condição e os cuidados que você deve tomar.
gastrite causa câncer
Por Dra. Beatriz Azevedo 11 de fevereiro de 2025
A gastrite é uma inflamação do revestimento do estômago, mas afinal, a gastrite causa câncer? Entenda tudo nesse conteúdo.
hérnia incisional pós operatório
Por Dra. Beatriz Azevedo 4 de fevereiro de 2025
Descubra o que você precisa saber sobre a hérnia incisional no pós-operatório. Saiba os cuidados essenciais para uma recuperação segura e eficaz.
câncer gástrico
Por Dra. Beatriz Azevedo 19 de novembro de 2024
Descubra tudo sobre câncer gástrico. Aprenda sobre sintomas, tratamentos, prevenção e muito mais. | Dra. Beatriz Azevedo
sangue nas fezes o que pode ser
Por Dra. Beatriz Azevedo 19 de novembro de 2024
A presença de sangue nas fezes pode indicar diferentes condições clínicas – desde problemas simples até doenças graves. Veja 5 possíveis causas desse sintoma!
Endoscopia detecta câncer
Por Dra. Beatriz Azevedo 10 de setembro de 2024
Será que a endoscopia pode detectar câncer? Leia e entenda mais sobre esse exame e sua capacidade de detectar o câncer.
sexo anal seguro
Por Dra. Beatriz Azevedo 3 de setembro de 2024
Você tem curiosidade sobre como seria um sexo anal seguro? Venha conferir orientações de uma médica coloproctologista sobre esse tema.
constipação intestinal
Por Dra. Beatriz Azevedo 29 de agosto de 2024
Descubra as principais dúvidas sobre a constipação intestinal. Venha saber mais sobre essa condição e como agir diante dela.
câncer de ânus
Por Dra. Beatriz Azevedo 7 de maio de 2024
Venha conhecer desde a prevenção até as opções de tratamento para câncer de ânus, e entenda como essa condição pode impactar a vida diária e os relacionamentos dos pacientes.
Mais Posts
Share by: