A hérnia inguinal é uma condição que pode ser dolorosa e, em casos graves, chega a comprometer a qualidade de vida do paciente e impactar a sua rotina.
Uma das dúvidas mais comuns entre as pessoas que portam essa condição é, afinal,
quem tem hérnia inguinal pode ter relação sexual? Se não, quanto tempo leva para retomar a rotina e as atividades do cotidiano?
Para saber as respostas dessas e outras perguntas, prossiga com a leitura. Diante da recorrência dessa dúvida nos consultórios, elaboramos esse
conteúdo exclusivo para você. Esclareça de vez todos os questionamentos sobre o tema! Vamos lá?
Essa patologia é o tipo mais comum de hérnias abdominais em homens. Ela refere-se ao surgimento de um abaulamento na região da virilha. Essa alteração acontece devido a uma falha na parede abdominal, o que provoca uma ruptura do tecido e o deslocamento do conteúdo interno (órgãos e/ou gordura).
A condição pode ser genética ou provocada pelo desgaste da musculatura da região. Atletas e pessoas que costumam realizar atividades de alto impacto estão mais sujeitas ao aparecimento da doença, além daquelas pessoas com sobrepeso ou obesidade, tosse crônica ou dificuldades miccionais
Entre aqueles que recebem o diagnóstico, é comum se perguntar: quem tem hérnia inguinal pode ter relação sexual?
Como a doença afeta, justamente, a região da virilha, é possível que haja
dores e desconfortos durante o ato sexual. Por isso, nesses casos, é indicado que a pessoa evite tais atividades e só retome a prática após a liberação do médico.
Por outro lado, se o paciente não sente dores,
não é preciso cessar as relações sexuais.
A orientação também é válida para a prática de atividades físicas.
Perceba que, cada caso é único, e tudo depende da avaliação e das orientações de um especialista na área.
Como vimos, dependendo dos sintomas e da gravidade da doença, quem tem hérnia inguinal pode ter relação sexual. Mas e sobre o tratamento, quais são as opções?
A intervenção cirúrgica é a única forma de resolver essa condição. A operação é considerada simples e de baixo risco e, muitas vezes, o paciente
possui alta no mesmo dia.
O objetivo é reparar o problema a partir da inserção de uma tela de sustentação no local afetado, de forma a segurar os órgãos internos.
Há 3 tipos de cirurgias para esse problema: a aberta, a robótica e a laparoscópica. Embora as técnicas sejam diferentes, todas elas possuem a mesma finalidade. É o cirurgião quem vai indicar qual a melhor opção, conforme a avaliação e perfil do paciente.
Por fim, saiba que após o procedimento, é orientado que o paciente não tenha relações sexuais por cerca de 15 dias. Passado esse período de recuperação, as atividades costumam ser liberadas pelo médico.
Conforme você pôde perceber, a hérnia inguinal pode ser solucionada a partir de intervenção cirúrgica e, sim, é possível ter uma vida sexual ativa mesmo estando com a doença.
Caso você tenha notado uma protuberância incomum na virilha ou esteja sentindo dores na região,
procure um médico
da área para avaliar o seu caso.
A Dra. Beatriz Azevedo possui ampla experiência em hérnias abdominais e pode ajudar você a solucionar o problema. Entre em
contato e agende a sua consulta hoje mesmo!
Excelente atendimento! Clínica espectacular em apresentação, limpeza, pontualidade e contando com profissionais qualificados que amam o que fazem - isso que mais importa.
Só posso recomendar essa clinica, realmente excelente em completo - iniciando do atendimento, especialmente da Dra. Beatriz, coletas para laboratório e até organização de cirurgia - tudo com perfeição. Continuem assim - PARABÉNS.
Thomas, paciente
Cheguei ao consultório da Dra. Beatriz com muito medo, pois estou com um quadro de diverticulite. Ela me deixou muito tranquila quanto ao meu estado geral e o tratamento que estou fazendo. Saí de lá leve e sabendo que está tudo certo! Muito obrigada, Dra. Beatriz!
Thay, paciente
Minha experiência foi muito boa. A agenda da Dra. Beatriz é bem acessível e consegui um horário para o dia seguinte. A recepção é muito educada e atenciosa, inclusive no WhatsApp. Não demorei para ser atendida e a Dra. Beatriz me deixou muito à vontade durante a consulta, além de ter me orientado e esclarecido muito bem. Recomendo!
Fernanda, paciente
Eu e meu pai fomos atendidos pela Dra. Beatriz, muito atenciosa e especial. Explicou da melhor forma todos os detalhes e as formas de tratamento para meu pai.
Parabéns doutora excelente pessoa e profissional!
Luciano, paciente
Eu e meus pais passamos com a Dra. Beatriz e indicamos sempre! Muito clara e disponível, sempre dedicada à dar o melhor andamento no nosso cuidado. O tratamento da minha mãe para diverticulite mudou a vida dela! Aprendemos muito com a Dra!
Caroline, paciente
Sou paciente desde 2017. A Dra. Beatriz é médica da família sempre muito atenciosa, excelente profissional. Clínica linda e organizada e secretarias eficientes e simpáticas. Agradeço a todos a atenção de sempre.
Maria, paciente
A Dra. Beatriz me surpreendeu positivamente. A consulta é muito esclarecedora. A Dra. é externamente cuidadosa e muito atenciosa. Fiquei muito a vontade para tratar do meu problema. Desde a chegada, o atendimento é ótimo.
Juliana, paciente
A doutora demonstra um alto nível de atenção em relação aos pacientes, destacando-se por sua consideração e cuidado. Além disso, sua abordagem é caracterizada por uma mentalidade proativa em termos de prevenção de problemas de saúde.
Tatiana, paciente
Dra Bia é uma profissional e ser humano incrível, seu atendimento vai além de uma consulta tradicional.
Parceria e cuidado sempre ❤
Soraya, paciente
Cirurgiã super atenciosa e competente que me acompanha há anos, consultório aconchegante e de fácil localização e secretária querida e prestativa. Ótima equipe!
Giovanna, paciente
Obrigada pela mensagem!
Entraremos em contato em breve.
Parece que houve um erro.
Por favor, tente novamente mais tarde.
Rua Bandeira Paulista, 600 - CJ 24,
Itaim Bibi - São Paulo/SP
WhatsApp: (11) 96635-9248
Responsável Técnico: Dra. Beatriz Azevedo • CRM-SP: 129159 RQE: 67011
Desenvolvido por Future Marketing Médico.