O Câncer de intestino é o tipo mais comum que atinge o trato digestivo. Geralmente, a doença se inicia nos pólipos não cancerígenos que se formam dentro do intestino. Quando não removidos a tempo, podem se transformar em tumores malignos que se instalam no reto do intestino grosso. Por esse motivo os tratamentos para câncer colorretal são essenciais.
O câncer colorretal é o terceiro tipo mais comum entre homens, atrás apenas do câncer de próstata e pulmão. Nas mulheres, sua incidência só não é maior que a do câncer de mama. Mas, apesar do grande número de casos, a maioria dos casos termina com tratamento adequado e paciente saudável novamente.
Nesse artigo, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre tratamentos para Câncer Colorretal. Boa leitura!
Os três termos se referem a procedimentos bastante comuns no tratamento do câncer colorretal. Mas, como seus nomes são muito parecidos, é importante esclarecer o que cada um deles significa. Aqui está um pequeno glossário para eliminar qualquer dúvida!
A cirurgia é o tratamento mais comum para o câncer colorretal. Ela é indicada para remover o tumor e os tecidos prejudicados ao seu redor. Uma porção do cólon ou reto é removida, e uma colostomia pode ou não ser necessária. Ela pode ser permanente ou temporária, dependendo da extensão do câncer e de quanto tecido será removido do intestino.
Após a cirurgia, podem ser necessários outros tipos de terapias, como a quimioterapia e a radioterapia. Esta última costuma ser indicada apenas para casos de câncer do reto.
Também pode ser uma opção a prescrição da imunoterapia, ou seja, o uso de medicamentos para estimular o sistema imunológico de uma pessoa a reconhecer e destruir células cancerosas de forma eficiente
A imunoterapia pode ser utilizada para tratar algumas formas de câncer colorretal avançado, especialmente os casos em que o câncer possui características genéticas.
Uma das principais apreensões dos pacientes é que o tratamento para Câncer Colorretal envolva a colostomia.
Como já dissemos anteriormente, esse procedimento cirúrgico consiste na abertura do cólon por meio de um orifício feito na parede abdominal. Dessa forma, a parte final do intestino grosso é exteriorizada.
A finalidade da colostomia é desviar a saída das fezes do organismo: em vez do conteúdo fecal sair pelo ânus, sai por algum lugar da barriga, onde é encaixada uma bolsa coletora.
Esse procedimento pode ser indicado em alguns casos de câncer colorretal. Especialmente em casos em que a cirurgia de remoção do tumor não permite a permanência do ânus ou nos casos de complicações ou cirurgias na urgência.
A bolsa coletora também pode ser usada de forma temporária em casos em que é preciso interromper a evacuação pelo ânus devido à alguma intervenção cirúrgica recente permitindo melhor cicatrização.
A colonoscopia e outros exames de rastreamento são capazes de detectar o câncer colorretal em estágios iniciais, o que significa que muitos desses tumores podem ser removidos de forma minimamente invasiva.
As abordagens minimamente invasivas são diferentes das cirurgias tradicionais na medida em que requerem apenas algumas pequenas incisões em vez de grandes cortes. Para os pacientes cuja doença pode ser tratada dessa forma, as opções incluem laparoscopia e cirurgia robótica. Ambas permitem que o cirurgião remova tumores usando uma câmera e instrumentos cirúrgicos pequenos, inseridos em pequenos orifícios abdominais.
Dentre os principais benefícios da cirurgia colorretal minimamente invasiva está a precisão, já que as câmeras oferecem uma visão tridimensional dos órgãos, e a cicatrização mais rápida e menos dolorosa.
---
E então, o que achou deste conteúdo? Esperamos ter ajudado a esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre tratamentos para câncer colorretal. Continue acompanhando as próximas publicações para mais informações sobre o assunto!
Excelente atendimento! Clínica espectacular em apresentação, limpeza, pontualidade e contando com profissionais qualificados que amam o que fazem - isso que mais importa.
Só posso recomendar essa clinica, realmente excelente em completo - iniciando do atendimento, especialmente da Dra. Beatriz, coletas para laboratório e até organização de cirurgia - tudo com perfeição. Continuem assim - PARABÉNS.
Thomas, paciente
Cheguei ao consultório da Dra. Beatriz com muito medo, pois estou com um quadro de diverticulite. Ela me deixou muito tranquila quanto ao meu estado geral e o tratamento que estou fazendo. Saí de lá leve e sabendo que está tudo certo! Muito obrigada, Dra. Beatriz!
Thay, paciente
Minha experiência foi muito boa. A agenda da Dra. Beatriz é bem acessível e consegui um horário para o dia seguinte. A recepção é muito educada e atenciosa, inclusive no WhatsApp. Não demorei para ser atendida e a Dra. Beatriz me deixou muito à vontade durante a consulta, além de ter me orientado e esclarecido muito bem. Recomendo!
Fernanda, paciente
Eu e meu pai fomos atendidos pela Dra. Beatriz, muito atenciosa e especial. Explicou da melhor forma todos os detalhes e as formas de tratamento para meu pai.
Parabéns doutora excelente pessoa e profissional!
Luciano, paciente
Eu e meus pais passamos com a Dra. Beatriz e indicamos sempre! Muito clara e disponível, sempre dedicada à dar o melhor andamento no nosso cuidado. O tratamento da minha mãe para diverticulite mudou a vida dela! Aprendemos muito com a Dra!
Caroline, paciente
Sou paciente desde 2017. A Dra. Beatriz é médica da família sempre muito atenciosa, excelente profissional. Clínica linda e organizada e secretarias eficientes e simpáticas. Agradeço a todos a atenção de sempre.
Maria, paciente
A Dra. Beatriz me surpreendeu positivamente. A consulta é muito esclarecedora. A Dra. é externamente cuidadosa e muito atenciosa. Fiquei muito a vontade para tratar do meu problema. Desde a chegada, o atendimento é ótimo.
Juliana, paciente
A doutora demonstra um alto nível de atenção em relação aos pacientes, destacando-se por sua consideração e cuidado. Além disso, sua abordagem é caracterizada por uma mentalidade proativa em termos de prevenção de problemas de saúde.
Tatiana, paciente
Dra Bia é uma profissional e ser humano incrível, seu atendimento vai além de uma consulta tradicional.
Parceria e cuidado sempre ❤
Soraya, paciente
Cirurgiã super atenciosa e competente que me acompanha há anos, consultório aconchegante e de fácil localização e secretária querida e prestativa. Ótima equipe!
Giovanna, paciente
Obrigada pela mensagem!
Entraremos em contato em breve.
Parece que houve um erro.
Por favor, tente novamente mais tarde.
Rua Bandeira Paulista, 600 - CJ 24,
Itaim Bibi - São Paulo/SP
WhatsApp: (11) 96635-9248
Responsável Técnico: Dra. Beatriz Azevedo • CRM-SP: 129159 RQE: 67011
Desenvolvido por Future Marketing Médico.