Com os avanços substanciais da medicina nos últimos anos, atualmente, existem diferentes formas de tratamentos para fístula perianal. Então, se você foi diagnosticado com essa condição, fique tranquilo!
No entanto, é importante adotar os procedimentos de cuidado adequado para o quadro, bem como, acompanhar a evolução do caso por meio de
consultas médicas.
Para que você entenda melhor, elaboramos esse conteúdo exclusivo sobre os principais
tratamentos para fístula perianal e as causas que levam ao surgimento deste problema.
Continue a leitura e confira!
A fístula perianal pode acometer pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. Entretanto, homens na faixa etária entre 20 e 40 anos são mais propensos a desenvolver a doença.
Basicamente, ela é caracterizada por uma espécie de túnel que conecta dois pontos, geralmente partindo do reto até a parte externa do ânus ou dos glúteos.
Esse túnel aparece após a drenagem espontânea ou cirúrgica de um abscesso perianal. Metade das pessoas que tiverem abscessos perianais evoluirão com uma fístula.
Mas, afinal,
o que causa esta condição?
A medicina ainda não conseguiu determinar de forma clara os motivos e fatores de risco associados ao quadro.
Por outro lado, existem doenças mais graves que em algum momento da evolução podem cursar com fístulas, porém seu tratamento baseia-se no tratamento da doença de base e não da fístula em si.
Doenças inflamatórias intestinais, por exemplo, como a doença de Crohn, podem levar a esse problema.
Isso porque, em casos assim, costumam ocorrer inflamações crônicas no trato gastrointestinal que, por sua vez, tendem a provocar lesões, úlceras e fissuras na parede do intestino.
Se a condição se espalha para o tecido ao redor do ânus, há grandes chances de ocorrerem abscessos e, consequentemente,
a formação da fístula.
Pode acontecer do abscesso perianal drenar e melhorar espontaneamente, lembrando que em todo caso o acompanhamento médico é fundamental.
Do contrário, é necessário drenagem cirúrgica e uso de antibióticos para resolução do quadro.
Após a melhora da infecção gerada pelo abscesso precisamos esperar a cicatrização para avaliar se haverá ou não progressão para uma fístula. Metade dos casos vão cicatrizar por completo, a outra metade vai criar uma comunicação cronica entre o canal anal e a pele perto do anus configurando a fístula.
Quando o abscesso forma uma fístula, o único tratamento realmente efetivo é aquele que envolve algum tipo de abordagem cirúrgica da fístula, com objetivo de interromper o trajeto que liga os dois pontos.
Existem diferentes tipos de cirurgias para tratar fístula perianal. A escolha da técnica dependerá da localização, extensão e complexidade do caso, bem como, da presença de doenças subjacentes, como quadros inflamatórios intestinais.
A seguir, confira quais são os principais tipos de operações mais comuns e como elas funcionam:
Cada tipo de procedimento tem suas próprias vantagens e desvantagens. Isso significa que a escolha da técnica deve ser discutida junto ao cirurgião. Ainda, é preciso considerar os eventuais riscos, benefícios e limitações de cada abordagem
O tratamento a laser para fístula perianal é uma técnica relativamente nova e minimamente invasiva que tem ganhado popularidade nos últimos anos.
O objetivo é vaporizar a fístula e
estimular a cicatrização do tecido adjacente.
O procedimento é realizado sob anestesia local ou geral e envolve a inserção de uma sonda laser dentro da fístula.
No entanto, é importante ressaltar que esse procedimento ainda é muito recente. Por isso, a sua eficácia a longo prazo requer
mais estudos e avaliações.
Além disso, o tratamento a laser pode não ser adequado para todos os tipos de fístulas perianais, ou seja, é o médico quem deve determinar se ela deve ser adotada.
Em primeiro lugar, é importante destacar que as terapias alternativas podem ser combinadas com o tratamento principal, seja ele cirúrgico ou clínico.
Isso significa que as abordagens alternativas não devem ser usadas como substitutas dos outros procedimentos.
Adicionalmente, é importante discutir com o profissional da área a necessidade ou possibilidade de usar essas técnicas.
Dito isso, conheça os principais métodos alternativos a seguir:
Quando se trata de nossa saúde, é natural que tenhamos ansiedades. Ao buscar uma segunda opinião médica, o paciente acaba tendo maior confiança no diagnóstico, bem como, no tratamento sugerido.
Além disso, é possível se deparar com a sugestão de novos procedimentos, mais modernos e menos invasivos.
Por todos esses motivos, sempre considere ouvir uma segunda opinião, avaliação e diagnóstico médico!
Se esse é o seu caso, conte com a Dra. Beatriz Azevedo! Ela é especialista em cirurgia
digestiva e coloproctologia, tendo amplo conhecimento e habilidade técnica no tratamento para fístula perianal.
Entre em
contato
e agende uma consulta! Se gostou desse conteúdo, continue acompanhando as novidades e materiais educativos do nosso
blog!
Excelente atendimento! Clínica espectacular em apresentação, limpeza, pontualidade e contando com profissionais qualificados que amam o que fazem - isso que mais importa.
Só posso recomendar essa clinica, realmente excelente em completo - iniciando do atendimento, especialmente da Dra. Beatriz, coletas para laboratório e até organização de cirurgia - tudo com perfeição. Continuem assim - PARABÉNS.
Thomas, paciente
Cheguei ao consultório da Dra. Beatriz com muito medo, pois estou com um quadro de diverticulite. Ela me deixou muito tranquila quanto ao meu estado geral e o tratamento que estou fazendo. Saí de lá leve e sabendo que está tudo certo! Muito obrigada, Dra. Beatriz!
Thay, paciente
Minha experiência foi muito boa. A agenda da Dra. Beatriz é bem acessível e consegui um horário para o dia seguinte. A recepção é muito educada e atenciosa, inclusive no WhatsApp. Não demorei para ser atendida e a Dra. Beatriz me deixou muito à vontade durante a consulta, além de ter me orientado e esclarecido muito bem. Recomendo!
Fernanda, paciente
Eu e meu pai fomos atendidos pela Dra. Beatriz, muito atenciosa e especial. Explicou da melhor forma todos os detalhes e as formas de tratamento para meu pai.
Parabéns doutora excelente pessoa e profissional!
Luciano, paciente
Eu e meus pais passamos com a Dra. Beatriz e indicamos sempre! Muito clara e disponível, sempre dedicada à dar o melhor andamento no nosso cuidado. O tratamento da minha mãe para diverticulite mudou a vida dela! Aprendemos muito com a Dra!
Caroline, paciente
Sou paciente desde 2017. A Dra. Beatriz é médica da família sempre muito atenciosa, excelente profissional. Clínica linda e organizada e secretarias eficientes e simpáticas. Agradeço a todos a atenção de sempre.
Maria, paciente
A Dra. Beatriz me surpreendeu positivamente. A consulta é muito esclarecedora. A Dra. é externamente cuidadosa e muito atenciosa. Fiquei muito a vontade para tratar do meu problema. Desde a chegada, o atendimento é ótimo.
Juliana, paciente
A doutora demonstra um alto nível de atenção em relação aos pacientes, destacando-se por sua consideração e cuidado. Além disso, sua abordagem é caracterizada por uma mentalidade proativa em termos de prevenção de problemas de saúde.
Tatiana, paciente
Dra Bia é uma profissional e ser humano incrível, seu atendimento vai além de uma consulta tradicional.
Parceria e cuidado sempre ❤
Soraya, paciente
Cirurgiã super atenciosa e competente que me acompanha há anos, consultório aconchegante e de fácil localização e secretária querida e prestativa. Ótima equipe!
Giovanna, paciente
Obrigada pela mensagem!
Entraremos em contato em breve.
Parece que houve um erro.
Por favor, tente novamente mais tarde.
Rua Bandeira Paulista, 600 - CJ 24,
Itaim Bibi - São Paulo/SP
WhatsApp: (11) 96635-9248
Responsável Técnico: Dra. Beatriz Azevedo • CRM-SP: 129159 RQE: 67011
Desenvolvido por Future Marketing Médico.