Um dos principais sinais de que pode haver algum problema na parede esofágica é a dificuldade de engolir, chamada disfagia. Esse sintoma pode ser sinal de alguma enfermidade nesse local, como acalasia, esofagite e até mesmo sintoma de câncer no esôfago.
Com uma incidência maior em homens, normalmente com idade entre 50 e 70 anos. O câncer de esôfago é uma doença maligna que se inicia na camada interna do órgão, a mucosa. Os dois tipos mais frequentes são: o carcinoma epidermoide, representando a maior parte dos casos no Brasil, e o adenocarcinoma.
Para entender melhor sobre o tema, preparamos um material listando os principais sintomas de câncer no esôfago e como é feito o diagnóstico.
Os sintomas de câncer no esôfago inicialmente podem ser inespecíficos, por isso é importante não ignorar nenhum sinal que possa surgir. Conforme a doença vai progredindo, podem surgir sintomas mais característicos, como perda de peso sem motivos aparentes e dificuldade e dor ao engolir a comida.
A disfagia costuma ser progressiva, primeiro para alimentos sólidos, depois para pastosos até que fica difícil ingerir líquidos, inclusive água.
Outros sintomas que podem ser considerados em relação ao câncer no esôfago são:
Estar de olho nos sintomas de câncer no esôfago não basta. É preciso consultar um médico especialista o quanto antes para que ele determine do que se tratam os sinais. A doença, quando descoberta em estágio inicial, pode ter os riscos reduzidos, apresentando maiores chances de cura.
O diagnóstico é feito por meio de um exame de endoscopia digestiva, que se trata de um procedimento que examina o interior do esôfago e também do estômago. Durante o procedimento, caso haja alguma lesão, é realizada uma biópsia para confirmar o diagnóstico.
Além da endoscopia digestiva, em alguns casos, pode haver necessidade de realizar outros exames, como tomografia computadorizada, broncoscopia, ecoendoscopia e PET-TC.
Os exames devem proporcionar uma melhor compreensão também dos estágios do câncer. Cada estágio tem tratamento e prognóstico específicos, portanto, é muito importante diagnosticar a doença o mais rápido possível.
Entender quais são os sintomas de câncer no esôfago é fundamental para que você fique atento aos sinais. No entanto, é fundamental que procure um médico para que ele solicite os exames adequados e, assim, diagnostique o quadro corretamente, o mais rápido possível.
Por isso, não deixe de buscar ajuda caso tenha qualquer dos sintomas citados anteriormente, principalmente, se for portador dos fatores de risco, como refluxo gastroesofágico, ingestão frequente de bebida alcoólica ou líquidos e alimentos muito quentes, além de tabagismo.
E então, conseguiu tirar as suas dúvidas sobre os sintomas e fatores de risco do câncer do esôfago? Para mais textos como esse, acompanhe a nossa Central Educativa!
Excelente atendimento! Clínica espectacular em apresentação, limpeza, pontualidade e contando com profissionais qualificados que amam o que fazem - isso que mais importa.
Só posso recomendar essa clinica, realmente excelente em completo - iniciando do atendimento, especialmente da Dra. Beatriz, coletas para laboratório e até organização de cirurgia - tudo com perfeição. Continuem assim - PARABÉNS.
Thomas, paciente
Cheguei ao consultório da Dra. Beatriz com muito medo, pois estou com um quadro de diverticulite. Ela me deixou muito tranquila quanto ao meu estado geral e o tratamento que estou fazendo. Saí de lá leve e sabendo que está tudo certo! Muito obrigada, Dra. Beatriz!
Thay, paciente
Minha experiência foi muito boa. A agenda da Dra. Beatriz é bem acessível e consegui um horário para o dia seguinte. A recepção é muito educada e atenciosa, inclusive no WhatsApp. Não demorei para ser atendida e a Dra. Beatriz me deixou muito à vontade durante a consulta, além de ter me orientado e esclarecido muito bem. Recomendo!
Fernanda, paciente
Eu e meu pai fomos atendidos pela Dra. Beatriz, muito atenciosa e especial. Explicou da melhor forma todos os detalhes e as formas de tratamento para meu pai.
Parabéns doutora excelente pessoa e profissional!
Luciano, paciente
Eu e meus pais passamos com a Dra. Beatriz e indicamos sempre! Muito clara e disponível, sempre dedicada à dar o melhor andamento no nosso cuidado. O tratamento da minha mãe para diverticulite mudou a vida dela! Aprendemos muito com a Dra!
Caroline, paciente
Sou paciente desde 2017. A Dra. Beatriz é médica da família sempre muito atenciosa, excelente profissional. Clínica linda e organizada e secretarias eficientes e simpáticas. Agradeço a todos a atenção de sempre.
Maria, paciente
A Dra. Beatriz me surpreendeu positivamente. A consulta é muito esclarecedora. A Dra. é externamente cuidadosa e muito atenciosa. Fiquei muito a vontade para tratar do meu problema. Desde a chegada, o atendimento é ótimo.
Juliana, paciente
A doutora demonstra um alto nível de atenção em relação aos pacientes, destacando-se por sua consideração e cuidado. Além disso, sua abordagem é caracterizada por uma mentalidade proativa em termos de prevenção de problemas de saúde.
Tatiana, paciente
Dra Bia é uma profissional e ser humano incrível, seu atendimento vai além de uma consulta tradicional.
Parceria e cuidado sempre ❤
Soraya, paciente
Cirurgiã super atenciosa e competente que me acompanha há anos, consultório aconchegante e de fácil localização e secretária querida e prestativa. Ótima equipe!
Giovanna, paciente
Obrigada pela mensagem!
Entraremos em contato em breve.
Parece que houve um erro.
Por favor, tente novamente mais tarde.
Rua Bandeira Paulista, 600 - CJ 24,
Itaim Bibi - São Paulo/SP
WhatsApp: (11) 96635-9248
Responsável Técnico: Dra. Beatriz Azevedo • CRM-SP: 129159 RQE: 67011
Desenvolvido por Future Marketing Médico.