Entenda como é a recuperação da cirurgia bariátrica

Dra. Beatriz Azevedo • 25 de janeiro de 2019

O tempo de duração de cada tipo de cirurgia bariátrica varia de acordo com as condições do paciente, as possíveis complicações e as preferências do médico que realizará o procedimento. Mas, de forma geral, a gastrectomia vertical em torno de 1h, o by-pass por volta de 1h30.


Após o final, os pacientes são encaminhados – já acordados – para a sala de recuperação pós-anestésica, onde permanecem por, aproximadamente, 1h. A maioria vai para o quarto imediatamente, porém, de acordo com a gravidade das doenças associadas, às vezes as primeiras 24h são passadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por precaução.


O momento da alta hospitalar será determinado pela equipe médica, de acordo a evolução de cada paciente, mas no geral acontece no segundo dia após a cirurgia. Antes da alta, a equipe multidisciplinar irá instruir o paciente quanto ao tipo de dieta a ser seguida, medicações que deverá utilizar, programa de exercícios físicos e cuidados a serem tomados, além de disponibilizar formas de comunicação para que ele possa entrar em contato a qualquer momento.


Na recuperação da cirurgia bariátrica, inicialmente, é preciso se afastar em torno de 15 dias da rotina de trabalho e afazeres. Após esse período as atividades voltam ao normal exceto pelos exercícios físicos que serão liberados (e recomendados) após 30 dias de pós operatório.


O paciente pode perder entre 10% e 40% do peso inicial durante esse período. A maior perda acontece nos primeiros meses.


Dores após cirurgia bariátrica

É normal sentir dores durante o 1º mês e o médico pode indicar o uso de analgésicos para aliviá-la e proporcionar maior bem-estar.


No caso de cirurgia por laparotomia (na qual o abdômen é aberto), o médico também pode recomendar o uso de uma faixa abdominal para apoiar a barriga e diminuir o desconforto.


Porém há alguns sintomas que, apesar de raros, necessitam de atenção especial. São eles:


  • Vomitar após as refeições, mesmo respeitando a indicação alimentar e as quantidades corretas;
  • Diarreia ou mau funcionamento do intestino após 2 semanas de cirurgia;
  • Não conseguir ingerir qualquer tipo de alimento devido a náuseas muito fortes;
  • Sentir dores intensas no abdômen, que não amenizam com os analgésicos;
  • Febre superior a 38ºC;
  • Curativo com pus e mau cheiro;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Dores no ombro.


Nessas circunstâncias, é necessário entrar em contato com a equipe multidisciplinar para avaliar o caso e iniciar o tratamento necessário.


Dieta após cirurgia bariátrica

No dia da operação o paciente permanece em jejum somente com soro por veia. No dia seguinte inicia-se a dieta líquida composta por água, chá, sucos e caldos ralos que devem ser ingeridos em pequenos volumes a cada 20 minutos.


A dieta líquida fracionada dura em torno de 7 a 10 dias e, após esse período, há o progresso para dieta cremosa/pastosa.


A dieta vai progredindo semanalmente até que 1 mês após a cirurgia a não há mais restrição na consistência da dieta.


Além disso, o médico pode indicar o uso de um multivitamínico, pois a cirurgia bariátrica pode causar perda de vitaminas, como ácido fólico, vitaminas do complexo B, ferro entre outras.


Atividade física após cirurgia bariátrica

Recomenda-se 30 minutos de caminhadas diárias já a partir da alta hospitalar, com acréscimo gradual de outras atividades ao final do 1º mês.


Também são indicados exercícios respiratórios logo após a operação, orientados por um fisioterapeuta, para prevenir complicações respiratórias.


Esforço físico, como levantamento de peso, não é indicado.


O paciente também é orientado a não dirigir nos primeiros 7 dias pós-cirurgia.


Cicatriz da cirurgia bariátrica

Como a maioria das cirurgias de obesidade atualmente são feitas por laparoscopia, ou seja, através de pequenos orifícios no abdome, não há nenhum cuidado especial com a cicatriz.


Cuidados psicológicos após a cirurgia bariátrica

Após a operação, é comum surgirem desconfortos, como insegurança, ansiedade e até mesmo problemas relacionados à adaptação da nova rotina alimentar do paciente. Por isso, é fundamental que haja um acompanhamento psicológico frequente.


No entanto, para muitas pessoas, quando a cirurgia bariátrica é indicada, preparada e realizada corretamente, proporciona inúmeras vantagens, inclusive recuperação rápida e retorno precoce à vida normal.


Deixe seu comentário abaixo. Conte sua experiência, caso já tenha passado por esse processo. Aproveite também para ler outros artigos da página sobre o tema. Cirurgia bariátrica – Quem pode fazer?

Câncer de Esôfago
Por Dra. Beatriz Azevedo 25 de fevereiro de 2025
Guia completo sobre câncer de esôfago, entenda os sintomas, diagnóstico, tratamentos e prevenção.
esofago de barrett é cancer
Por Dra. Beatriz Azevedo 18 de fevereiro de 2025
Será que o Esôfago de Barrett é câncer? Leia e entenda mais sobre essa condição e os cuidados que você deve tomar.
gastrite causa câncer
Por Dra. Beatriz Azevedo 11 de fevereiro de 2025
A gastrite é uma inflamação do revestimento do estômago, mas afinal, a gastrite causa câncer? Entenda tudo nesse conteúdo.
hérnia incisional pós operatório
Por Dra. Beatriz Azevedo 4 de fevereiro de 2025
Descubra o que você precisa saber sobre a hérnia incisional no pós-operatório. Saiba os cuidados essenciais para uma recuperação segura e eficaz.
câncer gástrico
Por Dra. Beatriz Azevedo 19 de novembro de 2024
Descubra tudo sobre câncer gástrico. Aprenda sobre sintomas, tratamentos, prevenção e muito mais. | Dra. Beatriz Azevedo
sangue nas fezes o que pode ser
Por Dra. Beatriz Azevedo 19 de novembro de 2024
A presença de sangue nas fezes pode indicar diferentes condições clínicas – desde problemas simples até doenças graves. Veja 5 possíveis causas desse sintoma!
Endoscopia detecta câncer
Por Dra. Beatriz Azevedo 10 de setembro de 2024
Será que a endoscopia pode detectar câncer? Leia e entenda mais sobre esse exame e sua capacidade de detectar o câncer.
sexo anal seguro
Por Dra. Beatriz Azevedo 3 de setembro de 2024
Você tem curiosidade sobre como seria um sexo anal seguro? Venha conferir orientações de uma médica coloproctologista sobre esse tema.
constipação intestinal
Por Dra. Beatriz Azevedo 29 de agosto de 2024
Descubra as principais dúvidas sobre a constipação intestinal. Venha saber mais sobre essa condição e como agir diante dela.
câncer de ânus
Por Dra. Beatriz Azevedo 7 de maio de 2024
Venha conhecer desde a prevenção até as opções de tratamento para câncer de ânus, e entenda como essa condição pode impactar a vida diária e os relacionamentos dos pacientes.
Mais Posts
Share by: