Algumas respostas inflamatórias do nosso organismo podem ser bem preocupantes. A pancreatite aguda é uma delas. Pode variar desde uma inflamação leve até situações graves como a pancreatite necrohemorrágica, por exemplo. Criamos este artigo para que você entenda o que é pancreatite aguda e os seus principais sintomas. Continue a leitura.
É uma inflamação no pâncreas, glândula localizada atrás do estômago e que secreta o suco pancreático, além de produzir insulina e glucagon. As enzimas pancreáticas têm papel fundamental na digestão de proteínas e gorduras na dieta.
A pancreatite aguda é um quadro que acontece repentinamente e seu tratamento requer internação hospitalar.
Em adultos, a causa mais comum está associada à presença de cálculos na vesícula biliar.
A segunda causa mais frequente é o consumo de álcool, seguido da dislipidemia pelo aumento de triglicérides. Há também causas mais frequentes, como a pancreatite auto-imune, distúrbios do cálcio e etc.
Contudo, em algumas situações, as causas não são definidas.
Na pancreatite biliar, ou seja, causada pelos cálculos oriundos da vesícula, o que acontece é a migração de uma dessas pedras para os canais principais de bile. Esses canais por sua vez tem sua desembocadura num orifício comum aquele onde desemboca o canal do pâncreas. Ao passar pela região o pequeno cálculo causa inflamação e obstrução da saída do ducto pancreático, gerando extravasamento das enzimas pancreáticas e consequentemente pancreatite.
Mesmo que cada caso tenha a sua peculiaridade, o sintoma mais comum é uma dor constante em faixa na parte superior do abdome que irradia para as costas acompanhada de vômitos.
Além disso, os sintomas podem piorar, surgindo febre, dificuldade de respirar e aumento da frequência cardíaca.
Outro sintoma que pode ser percebido é a distensão abdominal, observada pelo inchaço na região da barriga.
O diagnóstico da pancreatite aguda será feito a partir da suspeita clínica diante dos sintomas, que geralmente levam o paciente ao hospital.
A confirmação é feita através da dosagem de amilase e lipase por meio de exames de sangue. Podem ser necessários exames de imagem, como a tomografia, para avaliar a extensão e gravidade da doença.
Após o diagnóstico, o tratamento será feito por meio de internação, jejum e hidratação, assim como com o auxílio de medidas de suporte. A depender da gravidade, pode ser necessária internação em UTI.
Por isso, é de extrema importância buscar as causas da pancreatite aguda para que o problema não volte a acontecer. Caso seja a mais comum (cálculos na vesícula), está indicada a remoção da vesícula (colecistectomia), antes da alta hospitalar.
Em todo e qualquer caso, é importante fazer o acompanhamento médico especializado, que irá identificar as causas e indicar o tratamento mais adequado.
Por isso é importante saber o que é pancreatite aguda e qual profissional procurar. Nesses casos, a recomendação é buscar um profissional cirurgião do aparelho digestivo.
Ainda ficou alguma dúvida sobre o que é pancreatite aguda? Então entre em contato conosco. Estamos aqui para lhe ajudar.
Excelente atendimento! Clínica espectacular em apresentação, limpeza, pontualidade e contando com profissionais qualificados que amam o que fazem - isso que mais importa.
Só posso recomendar essa clinica, realmente excelente em completo - iniciando do atendimento, especialmente da Dra. Beatriz, coletas para laboratório e até organização de cirurgia - tudo com perfeição. Continuem assim - PARABÉNS.
Thomas, paciente
Cheguei ao consultório da Dra. Beatriz com muito medo, pois estou com um quadro de diverticulite. Ela me deixou muito tranquila quanto ao meu estado geral e o tratamento que estou fazendo. Saí de lá leve e sabendo que está tudo certo! Muito obrigada, Dra. Beatriz!
Thay, paciente
Minha experiência foi muito boa. A agenda da Dra. Beatriz é bem acessível e consegui um horário para o dia seguinte. A recepção é muito educada e atenciosa, inclusive no WhatsApp. Não demorei para ser atendida e a Dra. Beatriz me deixou muito à vontade durante a consulta, além de ter me orientado e esclarecido muito bem. Recomendo!
Fernanda, paciente
Eu e meu pai fomos atendidos pela Dra. Beatriz, muito atenciosa e especial. Explicou da melhor forma todos os detalhes e as formas de tratamento para meu pai.
Parabéns doutora excelente pessoa e profissional!
Luciano, paciente
Eu e meus pais passamos com a Dra. Beatriz e indicamos sempre! Muito clara e disponível, sempre dedicada à dar o melhor andamento no nosso cuidado. O tratamento da minha mãe para diverticulite mudou a vida dela! Aprendemos muito com a Dra!
Caroline, paciente
Sou paciente desde 2017. A Dra. Beatriz é médica da família sempre muito atenciosa, excelente profissional. Clínica linda e organizada e secretarias eficientes e simpáticas. Agradeço a todos a atenção de sempre.
Maria, paciente
A Dra. Beatriz me surpreendeu positivamente. A consulta é muito esclarecedora. A Dra. é externamente cuidadosa e muito atenciosa. Fiquei muito a vontade para tratar do meu problema. Desde a chegada, o atendimento é ótimo.
Juliana, paciente
A doutora demonstra um alto nível de atenção em relação aos pacientes, destacando-se por sua consideração e cuidado. Além disso, sua abordagem é caracterizada por uma mentalidade proativa em termos de prevenção de problemas de saúde.
Tatiana, paciente
Dra Bia é uma profissional e ser humano incrível, seu atendimento vai além de uma consulta tradicional.
Parceria e cuidado sempre ❤
Soraya, paciente
Cirurgiã super atenciosa e competente que me acompanha há anos, consultório aconchegante e de fácil localização e secretária querida e prestativa. Ótima equipe!
Giovanna, paciente
Obrigada pela mensagem!
Entraremos em contato em breve.
Parece que houve um erro.
Por favor, tente novamente mais tarde.
Rua Bandeira Paulista, 600 - CJ 24,
Itaim Bibi - São Paulo/SP
WhatsApp: (11) 96635-9248
Responsável Técnico: Dra. Beatriz Azevedo • CRM-SP: 129159 RQE: 67011
Desenvolvido por Future Marketing Médico.