Doença do Refluxo Gastroesofágico: O que é, sintomas e tratamentos

9 de novembro de 2022

É normal sentir um certo desconforto ou azia quando exageramos na refeição, mas quando esses sintomas passam a aparecer com frequência, pode significar a ocorrência da chamada doença do refluxo gastroesofágico.


A condição pode ser controlada, desde que haja um diagnóstico precoce e comprometimento com o tratamento. Por outro lado, há diferentes níveis da doença e o ideal é que você descubra exatamente em qual se encaixa para então poder seguir com as medidas necessárias.


Para te ajudar nessa tarefa, siga com a leitura e saiba mais sobre a doença do refluxo gastroesofágico e não deixe de consultar um médico caso suspeite dos sintomas!


Doença do refluxo gastroesofágico: conheça os sintomas!


Quando há algo de errado com o nosso corpo, ele costuma dar sinais, seja por meio de um desconforto recorrente ou dores que insistem em nos perturbar. No entanto, ignorar esses sinais nunca é uma boa ideia.


Isso porque, a maioria das doenças tendem a progredir quando não são tratadas e esse é também o caso da doença do refluxo gastroesofágico. Para que você entenda melhor essa condição, separamos alguns dos sintomas mais comuns, confira:


Azia
 

A azia é uma sensação de queimação que pode acontecer na região do esôfago ou peito, inclusive, podendo irradiar para o pescoço e garganta.


Regurgitação
 

Já a regurgitação é quando acontece o refluxo do alimento, de forma involuntária e costuma deixar um amargor na boca.


Dor ou desconforto no peito
 

Sentir uma dor aguda ou desconforto na região do peito, também é um sintoma que costuma aparecer com frequência.

Isso ocorre, pois o ácido do refluxo gastroesofágico, pode provocar espasmos no esôfago para ocasionar essa sensação de dor ou aperto no peito por alguns minutos.


Dor de garganta, crises de tosse ou rouquidão
 

É comum que você sinta uma sensação de irritação frequente na garganta que pode ser confundida com dor ou inflamação. Crises de tosse e o incômodo "pigarro" também costumam aparecer;


Desconfortos durante o sono
 

Na hora de dormir, a azia costuma aparecer, assim como, a apneia e engasgos. Os sintomas se tornam comuns à noite, ao se deitar, justamente, por conta da posição do corpo que favorece o gotejamento de ácido estomacal no esôfago. 


Eructação
 

Expelir gases pela boca também é um sintoma frequente. Basicamente, isso acontece por conta dos movimentos durante o retorno dos alimentos ou ácido do estômago para o esôfago, os quais produzem ar.


Náuseas e enjoos
 

As náuseas incluem a sensação de estômago inchado, dor torácica e enjoos. Esses sintomas são os mais comuns e recorrentes, justamente, por conta do retorno do ácido gastroesofágico e dos alimentos, característica principal da condição.


Doença do refluxo gastroesofágico: qual é o tratamento?


A doença do refluxo gastroesofágico caracteriza-se pelo retorno do alimento do estômago para o esôfago, devido ao mau funcionamento da abertura do esfíncter, e a condição pode atingir diferentes graus de gravidade.


Exames simples, como a pHmetria e a endoscopia junto à avaliação médica, costumam ser suficientes para determinar o quadro.

Após os resultados, define-se qual o tratamento a ser seguido, conforme o grau em que se encontra a doença. Para casos leves e moderados, a indicação geralmente é clínica e para casos mais graves, há a prescrição de procedimentos cirúrgicos.


Tratamento Clínico

Caso o tratamento seja clínico, há a prescrição de medicamentos orais e recomenda-se evitar o ganho de peso ou, se for o caso, pode ser preciso perder o peso que está em excesso.


Além disso, estabeleça uma dieta saudável, evitando o consumo de refrigerantes, café, alimentos ricos em gordura e condimentados.

Algumas mudanças de hábitos também tornam-se necessárias, como a ingestão de pequenas quantidades de alimentos distribuídos em várias refeições ao longo do dia.


Outras orientações são: evitar consumo de álcool, abandonar o tabagismo, evitar o uso de roupas muito apertadas e procurar não se deitar nas duas horas seguintes após a refeição.


Tratamento Cirúrgico

Há casos em que a doença do refluxo gastroesofágico é ocasionada por conta de hérnias de hiato que, basicamente, consiste no deslizamento do estômago pelo músculo diafragma.


Nessas situações, a cirurgia pode ser a melhor opção de tratamento, assim como nos casos em que os sintomas do refluxo são graves, muito sintomáticos ou quando não há resposta à terapia clínica.


Se houver hérnia de hiato, é feita a correção e, na sequência, é construída uma nova válvula entre o esôfago e o estômago de modo a impedir que aconteça o refluxo


Essa intervenção cirúrgica pode ser tanto de maneira convencional quanto por laparoscopia, sendo o médico o responsável por indicar qual a abordagem mais adequada.


Procure um especialista


Independente do grau da doença ou, inclusive, em casos de apenas suspeitas, é fundamental procurar um especialista para iniciar o tratamento e investigar as causas do problema. A doença do refluxo gastroesofágico pode comprometer seriamente a qualidade de vida e, se não tratada, pode evoluir até mesmo para um câncer no esôfago.


Então se você possui algum dos sintomas que mencionamos, entre em contato e agende uma consulta



Somos referência em cirurgia do aparelho digestivo e estamos preparados para te atender com empatia e acolhimento. Para acessar outros conteúdos como esse, acesse a nossa Central Educativa e continue aprendendo mais sobre a sua saúde!


Câncer de Esôfago
Por Dra. Beatriz Azevedo 25 de fevereiro de 2025
Guia completo sobre câncer de esôfago, entenda os sintomas, diagnóstico, tratamentos e prevenção.
esofago de barrett é cancer
Por Dra. Beatriz Azevedo 18 de fevereiro de 2025
Será que o Esôfago de Barrett é câncer? Leia e entenda mais sobre essa condição e os cuidados que você deve tomar.
gastrite causa câncer
Por Dra. Beatriz Azevedo 11 de fevereiro de 2025
A gastrite é uma inflamação do revestimento do estômago, mas afinal, a gastrite causa câncer? Entenda tudo nesse conteúdo.
hérnia incisional pós operatório
Por Dra. Beatriz Azevedo 4 de fevereiro de 2025
Descubra o que você precisa saber sobre a hérnia incisional no pós-operatório. Saiba os cuidados essenciais para uma recuperação segura e eficaz.
câncer gástrico
Por Dra. Beatriz Azevedo 19 de novembro de 2024
Descubra tudo sobre câncer gástrico. Aprenda sobre sintomas, tratamentos, prevenção e muito mais. | Dra. Beatriz Azevedo
sangue nas fezes o que pode ser
Por Dra. Beatriz Azevedo 19 de novembro de 2024
A presença de sangue nas fezes pode indicar diferentes condições clínicas – desde problemas simples até doenças graves. Veja 5 possíveis causas desse sintoma!
Endoscopia detecta câncer
Por Dra. Beatriz Azevedo 10 de setembro de 2024
Será que a endoscopia pode detectar câncer? Leia e entenda mais sobre esse exame e sua capacidade de detectar o câncer.
sexo anal seguro
Por Dra. Beatriz Azevedo 3 de setembro de 2024
Você tem curiosidade sobre como seria um sexo anal seguro? Venha conferir orientações de uma médica coloproctologista sobre esse tema.
constipação intestinal
Por Dra. Beatriz Azevedo 29 de agosto de 2024
Descubra as principais dúvidas sobre a constipação intestinal. Venha saber mais sobre essa condição e como agir diante dela.
câncer de ânus
Por Dra. Beatriz Azevedo 7 de maio de 2024
Venha conhecer desde a prevenção até as opções de tratamento para câncer de ânus, e entenda como essa condição pode impactar a vida diária e os relacionamentos dos pacientes.
Mais Posts
Share by: