Cisto pilonidal: o que é?
Você já ouviu falar em cisto pilonidal?
Esse é um problema crônico, benigno. Há cistos em diversas partes do corpo, porém esse surge num local específico e por isso tem algumas particularidades.
Ele pode se infectar, ficando então com conteúdo purulento formando o abscesso pilonidal.
O cisto pilonidal costuma resultar em quadros dolorosos para o infectado. Sendo assim, é fundamental que o paciente procure auxílio médico logo quando perceber os primeiros sinais de surgimento desse abscesso.
O tratamento precoce é um fator diferencial para que o problema se resolva de forma mais rápida e simples.
Nesse artigo, vamos te explicar em detalhes o que é um cisto pilonidal. Siga a leitura!
Cisto pilonidal: o que é?
Um cisto pilonidal (que significa “ninho de pelos” em latim) consiste em um processo inflamatório que ocorre no sulco interglúteo, logo acima do cóccix.
O cisto é uma espécie de "bolha" coberta por células epiteliais. O interior dessa bolsa contém um líquido com glândulas sebáceas e sudoríparas, resquícios de pele e pelos.
As causas que originam o desenvolvimento de um cisto pilonidal são variadas e ainda não foram totalmente definidas pela medicina.
No entanto, uma teoria aceita entre os médicos é a de que esse cisto se forma principalmente devido ao atrito da pele em um local do corpo com grande quantidade de pelos e glândulas.
Sendo assim, esse contato entre a pele e o pelo causa um conjunto de inflamações que podem se agrupar e originar o cisto.
Além dessa teoria, mudanças hormonais e pelos encravados também são listados como possíveis causas desse problema.
Quando procurar um médico?
Geralmente, os cistos pequenos são assintomáticos. No entanto, podem infectar, justamente por estarem localizados próximos ao anus. Nessa situação há formação de um abscesso (bolha de pus) que causa os seguintes sintomas:
- Inchaço na região;
- Dor;
- Vermelhidão;
- Saída de secreção purulenta pelo orifício aberto;
Além desses sintomas mais comuns, o paciente também pode sentir febre e cansaço extremo nos quadros mais graves de infecção.
Portanto, esses sinais são alertas de que você deve procurar o auxílio de um médico em caráter de urgência.
Busque ajuda especializada
A melhor forma de tratar um cisto pilonidal é com a supervisão de um médico. Apenas um especialista terá os recursos necessários para medicar e receitar os tratamentos específicos para o seu quadro. Quanto mais cedo descobrir, mais fácil será resolver esse incômodo problema.
Restou alguma dúvida sobre o que é cisto pilonidal ou qualquer assunto relacionado? Entre em
contato com a
Dra. Beatriz Azevedo e agende uma consulta!