O câncer no estômago, também chamado de câncer gástrico, é um tipo de tumor bastante comum na população. Segundo estatísticas do INCA (Instituto Nacional de Câncer), em 2018 foram estimados 21.290 novos casos, sendo 13.540 em homens e 7.750 em mulheres.
No Brasil, inclusive, este é terceiro tipo de câncer mais frequente em homens e o quinto em mulheres. Por isso, é importante ter em mente que o diagnóstico precoce é fundamental para trazer melhores resultados de tratamento.
Portanto, para que você se informe melhor sobre a doença, vamos explicar sobre os sintomas, o diagnóstico e o tratamento do câncer no estômago. Entenda a seguir!
O câncer no estômago é o crescimento desordenado de células anormais desse órgão do sistema digestivo.
Essas células, que costumam ser agressivas e dividem-se incontrolavelmente, formam o tumor maligno. Elas podem invadir órgãos próximos e até se espalhar para outras regiões do corpo, processo chamado de metástase.
Existem vários tipos de câncer no estômago, que se diferenciam conforme a parte do órgão em que o tumor se forma. São eles:
Infelizmente, a maior parte dos tumores de estômago são assintomáticos em sua fase inicial. Entretanto, alguns pacientes podem sentir certos sinais, como dor epigástrica (na “boca do estômago”), desconforto abdominal depois das refeições e sensação de estômago cheio.
Com o avanço da doença, podem surgir como principais sintomas do câncer no estômago:
Em estágios ainda mais avançados, podem ocorrer:
Sexo e idade são dois dos principais fatores de risco para o surgimento de câncer no estômago. Os principais afetados são homens por volta de 60 a 70 anos. Além disso, pessoas acima de 50 anos formam a faixa etária que compõe cerca de 65% dos pacientes com câncer no estômago.
Outros fatores de risco são:
Vale mencionar que a relação entre a infecção do estômago causada pela bactéria H. pylori e o desenvolvimento do câncer é controversa.
O que se sabe é que essas bactérias habitam no organismo de grande parte da população, alojando-se preferencialmente em estômagos alterados (como o de pessoas que já passaram por cirurgia bariátrica ou tem cicatrizes de úlceras), e podem causar problemas estomacais, como gastrite e úlcera.
Para pessoas com sinais e sintomas que sugerem um câncer no estômago, o diagnóstico precoce pode ser feito através de:
Pacientes assintomáticos mas pertencentes a grupos de riscos podem fazer exames periódicos para rastreamento da doença.
Os tratamentos para câncer no estômago podem variar conforme o tipo e o estágio da doença. Os mais utilizados são:
Tratamento mais utilizado, a gastrectomia consiste na remoção parcial ou total do estômago, dos linfonodos próximos e demais tecidos afetados, como esôfago, duodeno e baço.
A escolha pela cirurgia total ou parcial depende da localização, da extensão e do subtipo do câncer gástrico. Na remoção total, liga-se o esôfago ao intestino delgado para que o paciente possa se alimentar.
O tratamento com quimioterapia pode ser feito antes e/ou depois da cirurgia. A medicação quimioterápica contribui para aumentar as chances de cura, já que tem como objetivo impedir o crescimento de células cancerígenas e destruí-las.
Para cessar o crescimento ou matar as células cancerígenas, a radioterapia utiliza substâncias radioativas no tecido afetado pelo tumor.
Quando a cirurgia não é possível ou há metástase, o tratamento paliativo busca aliviar sintomas, melhorar a qualidade de vida do paciente e aumentar sua sobrevida. Podem ser utilizados medicamentos, transfusões sanguíneas, radioterapia e quimioterapia paliativas e outros métodos, conforme os sintomas e a extensão do câncer.
---
Como visto, apesar de existirem tratamentos para o câncer de estômago, a melhor alternativa é procurar um médico para que seja feito diagnóstico precoce logo no início dos sintomas.
O ideal é sempre manter hábitos alimentares saudáveis e, caso faça parte de algum grupo de risco, manter-se alerta através de exames de rotina e atenção a qualquer alteração .
Quanto mais cedo é realizado o diagnóstico, maiores são as chances de cura do câncer no estômago.
Excelente atendimento! Clínica espectacular em apresentação, limpeza, pontualidade e contando com profissionais qualificados que amam o que fazem - isso que mais importa.
Só posso recomendar essa clinica, realmente excelente em completo - iniciando do atendimento, especialmente da Dra. Beatriz, coletas para laboratório e até organização de cirurgia - tudo com perfeição. Continuem assim - PARABÉNS.
Thomas, paciente
Cheguei ao consultório da Dra. Beatriz com muito medo, pois estou com um quadro de diverticulite. Ela me deixou muito tranquila quanto ao meu estado geral e o tratamento que estou fazendo. Saí de lá leve e sabendo que está tudo certo! Muito obrigada, Dra. Beatriz!
Thay, paciente
Minha experiência foi muito boa. A agenda da Dra. Beatriz é bem acessível e consegui um horário para o dia seguinte. A recepção é muito educada e atenciosa, inclusive no WhatsApp. Não demorei para ser atendida e a Dra. Beatriz me deixou muito à vontade durante a consulta, além de ter me orientado e esclarecido muito bem. Recomendo!
Fernanda, paciente
Eu e meu pai fomos atendidos pela Dra. Beatriz, muito atenciosa e especial. Explicou da melhor forma todos os detalhes e as formas de tratamento para meu pai.
Parabéns doutora excelente pessoa e profissional!
Luciano, paciente
Eu e meus pais passamos com a Dra. Beatriz e indicamos sempre! Muito clara e disponível, sempre dedicada à dar o melhor andamento no nosso cuidado. O tratamento da minha mãe para diverticulite mudou a vida dela! Aprendemos muito com a Dra!
Caroline, paciente
Sou paciente desde 2017. A Dra. Beatriz é médica da família sempre muito atenciosa, excelente profissional. Clínica linda e organizada e secretarias eficientes e simpáticas. Agradeço a todos a atenção de sempre.
Maria, paciente
A Dra. Beatriz me surpreendeu positivamente. A consulta é muito esclarecedora. A Dra. é externamente cuidadosa e muito atenciosa. Fiquei muito a vontade para tratar do meu problema. Desde a chegada, o atendimento é ótimo.
Juliana, paciente
A doutora demonstra um alto nível de atenção em relação aos pacientes, destacando-se por sua consideração e cuidado. Além disso, sua abordagem é caracterizada por uma mentalidade proativa em termos de prevenção de problemas de saúde.
Tatiana, paciente
Dra Bia é uma profissional e ser humano incrível, seu atendimento vai além de uma consulta tradicional.
Parceria e cuidado sempre ❤
Soraya, paciente
Cirurgiã super atenciosa e competente que me acompanha há anos, consultório aconchegante e de fácil localização e secretária querida e prestativa. Ótima equipe!
Giovanna, paciente
Obrigada pela mensagem!
Entraremos em contato em breve.
Parece que houve um erro.
Por favor, tente novamente mais tarde.
Rua Bandeira Paulista, 600 - CJ 24,
Itaim Bibi - São Paulo/SP
WhatsApp: (11) 96635-9248
Responsável Técnico: Dra. Beatriz Azevedo • CRM-SP: 129159 RQE: 67011
Desenvolvido por Future Marketing Médico.