Cálculo biliar: quais são os sintomas e como tratar

Dra. Beatriz Azevedo • 21 de dezembro de 2022

Um dos sintomas do cálculo biliar (ou pedras na vesícula)  mais comuns são fortes dores na região do abdômen. Você está sentindo isso e está preocupado? Fique tranquilo, apenas essa manifestação não é o suficiente para atribuir tal diagnóstico.


Se você está em dúvida e quer saber mais sobre esta doença, chegou ao lugar certo. Ao longo deste texto, vamos te mostrar quais são as principais manifestações da ocorrência e os tratamentos disponíveis.


Entretanto, é sempre importante ter em mente que o médico especialista é o único capaz de avaliar a situação e recomendar as medidas necessárias. Prossiga com a leitura e saiba mais sobre o tema.


O que é Cálculo biliar?


Cálculo biliar ou pedra na vesícula – tal como também é popularmente conhecido – é uma condição que compreende a presença de pequenas formações móveis dentro da vesícula biliar. Esses elementos consistem na mistura sólida de substâncias presentes na bile como os sais biliares, bilirrubina e colesterol. 


A presença dos cálculos pode ser totalmente assintomática, porém quando há impactação de um deles na saída da vesícula, ou sua migração através dos canais de bile passam a provocar sintomas e causar outros problemas. 


Tipos de cálculos biliares


Os cálculos biliares podem ser de dois tipos: de colesterol ou pigmentares. O primeiro é o mais recorrente e representa mais da metade do total de ocorrência da doença. Para ser excretado na bile é preciso que o colesterol se associe com a lecitina e com os sais biliares.


Quando há um desbalanço entre esses componentes  formam-se as pedras.


Referente aos cálculos biliares pigmentares, eles são mais comuns em países asiáticos. Nesse caso, elas são formadas em decorrência da produção anormal de bilirrubina que, por sua vez, acontece por conta de outras doenças, como anemia, cirrose hepática e infecção. Eles aparecem na tonalidade marrom ou preta.


Apesar dessas diferenças de cor e composição  dos cálculos, elas não têm nenhuma implicação clínica nos sintomas ou possibilidade de complicações. 


Quais são os principais sintomas?


O principal sintoma é a ocorrência de fortes cólicas ou dores agudas na região das costelas e/ou do abdômen, normalmente do lado direito, vômitos e náuseas também costumam aparecer e podem ser acompanhados de febre.


Ocorrências secundárias também são comuns, tais como: inchaço, gases, intolerância a alimentos gordurosos, amargor na boca e dores de cabeça.


Como identificar se o meu caso é grave?


É o cirurgião ou médico gastroenterologista quem vai suspeitar da presença  do cálculo biliar. 


Para o diagnóstico, serão solicitados exames, como ultrassom ou se necessária a ressonância magnética e até ecoendoscopia Após avaliação dos resultados e dos sintomas, o médico determinará se uma cirurgia é recomendável.


Quais são as opções de tratamento?


A única opção eficiente para o tratamento dos cálculos biliares é a cirurgia chamada colecistectomia. Ela consiste na retirada cirúrgica da vesícula biliar contendo os cálculos.


Atualmente ela é realizada por técnica minimamente invasiva - laparoscopia, o que permite recuperação rápida e mínimo risco de complicações.


Porém, além dos cálculos em si, também são considerados outros eventuais problemas de saúde do paciente, incluindo a idade  e os sintomas para avaliar a necessidade da cirurgia. 


Procure um especialista


Agora que você já sabe um pouco mais sobre cálculo biliar e os sintomas, atente-se quanto aos indícios da condição. Caso esteja sentindo cólicas ou apenas haja suspeitas, procure um médico.


Essa é a melhor forma de obter um diagnóstico e impedir que a situação se agrave. Se precisar de um profissional experiente, agende uma consulta conosco. Estamos prontos para lhe atender!


Gostou desse conteúdo? Então continue acessando o nosso blog e descubra outros materiais educativos sobre o assunto!

Câncer de Esôfago
Por Dra. Beatriz Azevedo 25 de fevereiro de 2025
Guia completo sobre câncer de esôfago, entenda os sintomas, diagnóstico, tratamentos e prevenção.
esofago de barrett é cancer
Por Dra. Beatriz Azevedo 18 de fevereiro de 2025
Será que o Esôfago de Barrett é câncer? Leia e entenda mais sobre essa condição e os cuidados que você deve tomar.
gastrite causa câncer
Por Dra. Beatriz Azevedo 11 de fevereiro de 2025
A gastrite é uma inflamação do revestimento do estômago, mas afinal, a gastrite causa câncer? Entenda tudo nesse conteúdo.
hérnia incisional pós operatório
Por Dra. Beatriz Azevedo 4 de fevereiro de 2025
Descubra o que você precisa saber sobre a hérnia incisional no pós-operatório. Saiba os cuidados essenciais para uma recuperação segura e eficaz.
câncer gástrico
Por Dra. Beatriz Azevedo 19 de novembro de 2024
Descubra tudo sobre câncer gástrico. Aprenda sobre sintomas, tratamentos, prevenção e muito mais. | Dra. Beatriz Azevedo
sangue nas fezes o que pode ser
Por Dra. Beatriz Azevedo 19 de novembro de 2024
A presença de sangue nas fezes pode indicar diferentes condições clínicas – desde problemas simples até doenças graves. Veja 5 possíveis causas desse sintoma!
Endoscopia detecta câncer
Por Dra. Beatriz Azevedo 10 de setembro de 2024
Será que a endoscopia pode detectar câncer? Leia e entenda mais sobre esse exame e sua capacidade de detectar o câncer.
sexo anal seguro
Por Dra. Beatriz Azevedo 3 de setembro de 2024
Você tem curiosidade sobre como seria um sexo anal seguro? Venha conferir orientações de uma médica coloproctologista sobre esse tema.
constipação intestinal
Por Dra. Beatriz Azevedo 29 de agosto de 2024
Descubra as principais dúvidas sobre a constipação intestinal. Venha saber mais sobre essa condição e como agir diante dela.
câncer de ânus
Por Dra. Beatriz Azevedo 7 de maio de 2024
Venha conhecer desde a prevenção até as opções de tratamento para câncer de ânus, e entenda como essa condição pode impactar a vida diária e os relacionamentos dos pacientes.
Mais Posts
Share by: