Hemorroida

O que é?

A doença hemorroidária consiste na dilatação e perda da sustentação das veias hemorroidárias presentes normalmente no ânus. Existem duas categorias de hemorroidas, as internas que ocorrerem no interior do canal anal, e as externas que são visíveis a borda do ânus.

Vídeos relacionados a Hemorroidas

VISITE O CANAL DO YOUTUBE

Causas

Não existe uma única causa para o desenvolvimento de doença hemorroidária. Os principais fatores de risco são: constipação intestinal, tendência genética, gravidez, diarréia crônica e maus hábitos evacuatórios.

Os principais sintomas da hemorroida são:

- Sangramento;

- Prolapso: sensação de algo se exteriorizando pelo canal anal;

- Desconforto ao evacuar;

- Dor;

- Pruído anal.

Diagnóstico

O diagnóstico da doença é dado através da avaliação dos sintomas e exames clínicos realizados no consultório pelo proctologista, esses incluem a inspeção anal, toque retal e anuscopia.

Tratamento

O tratamento da doença hemorroidária inicialmente é  clínico, através da  regularização do hábito intestinal, uso de medicação como pomadas e venotônicos. Nos casos mais avançados ou com sintomas mais intensos, a cirurgia está indicada.

Fale Conosco

Ficou com dúvidas a respeito de Hemorroida? Entre em contato comigo e vamos conversar!

Ficou com alguma dúvida?

• Todo sangramento anal é devido a hemorroidas?

Não. As hemorroidas são causas comuns de sangramento ao evacuar, porém, outras doenças do ânus como as fissuras também podem sangrar,  além de doenças do intestino grosso e reto como o câncer, por exemplo.

• Todo mundo com hemorroidas sente dor ao evacuar?

Não. As hemorroidas internas não costumam doer. Na maioria das vezes só sangram ou sangram e prolapsam pelo  canal anal nas evacuações.

• A cirurgia é o tratamento mais efetivo para hemorroidas?

Verdade. O tratamento clínico só consegue controlar os sintomas e retardar a progressão da doença, porém não consegue curá-la.

Conheça a Profissional

Dra. Beatriz Azevedo

Me formei em medicina em 2007 pela faculdade de medicina de Botucatu – UNESP. Após os 6 anos de faculdade me mudei para São Paulo onde fiz duas residências médicas; cirurgia geral e cirurgia do aparelho digestivo, ambas no Hospital das Clínicas da Faculdade de medicina da USP.

Após as especializações permaneci mais um ano como preceptora dos médicos residentes de cirurgia do aparelho digestivo e dos alunos de graduação em medicina. Período no qual aprendi uma das coisas que mais amo fazer até hoje – orientar os mais jovens na arte e ciência da cirurgia. Durante esse período também, aprimorei as técnicas de cirurgia laparoscópica gastrointestinal que permitem tratamento de doenças complexas de forma minimamente invasiva.

CONHEÇA A DRA. BEATRIZ