Refluxo Gastroesofágico e Hérnia do Hiato

O que é?

A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) ocorre quando o ácido do estômago reflui em direção ao esôfago (tubo que liga a boca ao estômago). Este refluxo ácido pode irritar o revestimento do esôfago, causando desconfortos. Esta condição pode estar relacionada diretamente à hérnia de hiato, que se caracteriza pela protrusão de uma parte do estômago em direção ao tórax.

Vídeos relacionados a Refluxo Gastroesofágico

VISITE O CANAL DO YOUTUBE

Causas

A DRGE é causada pelo refluxo ácido frequente e sintomático provocado pelo enfraquecimento ou relaxamento anormal do esfíncter esofágico inferior (região muscular localizada no final do esôfago), fazendo com que o ácido estomacal volte em direção  ao  esôfago. O ácido em contato com a mucosa do esôfago causa sintomas devido a inflamação local - esofagite.

Outra causa comum é a hérnia de hiato, que consiste em uma alteração anatômica na qual parte do estômago transpassa o hiato diafragmático, se posicionando na cavidade torácica. Esse tipo de alteração favorece o refluxo.

Sintomas

Os principais sintomas da DRGE incluem: sensação de queimação no peito (azia), geralmente após comer, o que pode ser pior à noite;  regurgitação de comida ou líquido azedo; dor no peito; dificuldade em engolir; sensação de nó na garganta, tosse, pigarro.

Diagnóstico

A suspeita é clínica, de acordo com os sintomas. Porém, exames mais específicos como a endoscopia, pHmetria esofágica e, em alguns casos, manometria podem ser necessários para confirmação diagnóstica e decisão sobre o melhor tratamento.

Tratamento

Existem diversos tratamentos para a doença do refluxo gastroesofágico, dentre eles está a mudança alimentar, ajustes posturais, uso de medicação inibidora da produção de ácido e, em casos mais graves que não respondem ou são dependentes de medicação, o procedimento cirúrgico antirrefluxo.

Fale Conosco

Ficou com dúvidas a respeito de Refluxo Gastroesofágico e Hérnia do Hiato? Entre em contato comigo e vamos conversar!

Ficou com alguma dúvida?

• É possível ter refluxo e não sentir azia?

Sim. A azia é o principal e mais comum sintoma de doença do refluxo, porém não é o único. Muitas pessoas inclusive são assintomáticas.

• Comer alimentos ácidos piora o refluxo?

Não necessariamente. A maioria dos alimentos ácidos, na verdade, são menos ácidos do que o próprio estômago. O que piora o refluxo sabidamente é o consumo de alimentos ultraprocessados, bebidas com gás, bebidas alcoólicas, cafeína e excesso de gordura.

• Emagrecer melhora o refluxo?

Sim! O excesso de peso é um dos fatores mais importantes de piora dos sintomas de refluxo. E emagrecer, por sua vez, é uma das medidas mais efetivas no controle da doença. Há, Inclusive, indicação de cirurgia bariátrica nos pacientes portadores de refluxo e obesidade simultaneamente.

Conheça a Profissional

Dra. Beatriz Azevedo

Me formei em medicina em 2007 pela faculdade de medicina de Botucatu – UNESP. Após os 6 anos de faculdade me mudei para São Paulo onde fiz duas residências médicas; cirurgia geral e cirurgia do aparelho digestivo, ambas no Hospital das Clínicas da Faculdade de medicina da USP.

Após as especializações permaneci mais um ano como preceptora dos médicos residentes de cirurgia do aparelho digestivo e dos alunos de graduação em medicina. Período no qual aprendi uma das coisas que mais amo fazer até hoje – orientar os mais jovens na arte e ciência da cirurgia. Durante esse período também, aprimorei as técnicas de cirurgia laparoscópica gastrointestinal que permitem tratamento de doenças complexas de forma minimamente invasiva.

CONHEÇA A DRA. BEATRIZ