Doença do Refluxo

O que é Doença do Refluxo

A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) ocorre quando o ácido do estômago flui frequentemente de volta para o tubo que liga a boca e o estômago (esôfago). Este refluxo ácido pode irritar o revestimento do esôfago, causando desconfortos.

Causas da Doença do Refluxo

A DRGE é causada pelo refluxo ácido frequente, provocada pelo enfraquecimento ou relaxamento anormal do esfíncter esofágico (região muscular localizada no fundo do esôfago), fazendo que o ácido estomacal possa fluir de volta para o esôfago. Esse refluxo constante de ácido irrita o revestimento do esôfago, podendo causar inflamações.

Tratamento da Doença do Refluxo

Existem diversos tratamentos para a doença do refluxo gastroesofágico, dentre eles está a mudança alimentar; ajustes posturais uso de medicação inibidora da produção de ácido; e em casos mais graves, o procedimento cirúrgico antirrefluxo.

Sintomas da Doença do Refluxo

Os principais sintomas da DRGE incluem: sensação de queimação no peito (azia), geralmente depois de comer, o que pode ser pior à noite; dor no peito; dificuldade em engolir; regurgitação de comida ou líquido azedo; sensação de nó na garganta.

Diagnóstico da Doença do Refluxo

Para diagnóstico da doença do refluxo, é necessária a realização de exame físico, questionamento sobre os sintomas e exames mais específicos como a endoscopia, pHmetria esofágica e em alguns casos, manometria.

É possível ter refluxo e não sentir azia?

Sim. A azia é o principal e mais comum sintoma de doença do refluxo, porém não é o único. Muitas pessoas inclusive são assintomáticas.

Comer alimentos ácidos piora o refluxo?

Não necessariamente. A maioria dos alimentos ácidos na verdade são menos ácidos do que o próprio estômago. O que piora o refluxo sabidamente são alimentos ultraprocessados, bebidas com gás, bebidas alcoólicas, cafeína e excesso de gordura.

Emagrecer melhora o refluxo?

Sim! O excesso de peso é um dos fatores mais importantes de piora dos sintomas de refluxo e emagrecer, por sua vez, uma das medidas mais efetivas no controle da doença.