Divertículos do Cólon

O que é Divertículos do Cólon

Os divertículos consistem no desenvolvimento de pequenos sacos ou bolsas na parede do intestino grosso. Sua simples presença é extremamente comum em pessoas acima dos 40 anos e totalmente assintomática. Porém existem estados patológicos relacionados a doença diverticular que são a diverticulite (inflamação do divertículo) e o sangramento.

Causas do Divertículos do Cólon

Atualmente não existe uma causa definida para a formação dos divertículos, mas eles geralmente se desenvolvem em regiões naturalmente frágeis na parede do cólon. Pesquisas recentes apontam alguns fatores de risco como, dieta pobre em fibras, hereditariedade, obesidade e falta de exercício físico.

Tratamento do Divertículos do Cólon

Para saber qual é o tratamento mais indicado para a doença diverticular é necessário avaliar sua gravidade e analisar quais são as complicações presentes. Nos casos em que não há complicações a recomendação baseia-se somente em dieta rica em fibras para manter o bom funcionamento do intestino. Já em casos de complicações pode ser necessário tratamento hospitalar e até mesmo cirurgia.

Sintomas do Divertículos do Cólon

A maioria das pessoas com diverticulose não apresenta sinais. Contudo, em casos de complicações é possível notar sintomas como: dores na barriga, febre, sangramento intenso nas fezes.

Agende uma Consulta

Nossos tratamentos são guiados por rigor clínico e expertise adquirida nas melhores universidades e hospitais do país.

Telefone de Contato

(11) 2892-0070

Envie um WhatsApp

(11) 98368-4446

Dúvidas Frequentes

É verdade que quem tem divertículos não pode comer sementes?

Mito – O que entope os divertículos são pequenas bolinhas de fezes chamadas fecalitos e não as sementes da dieta. Elas inclusive são importantes como fontes de fibra para manter intestino funcionando adequadamente.

Diverticulite é sempre uma condição que precisa de cirurgia?

Não! A maior parte das crises de diverticulite (inflamação dos divertículos) é de tratamento clínico (domiciliar ou hospitalar) com antibióticos e dieta adequada.

Diverticulite pode virar câncer?

Não! A doença diverticular é sempre uma condição benigna. Crises repetidas de inflamação (diverticulite) podem danificar o intestino, porém não tem relação com o aparecimento de câncer.

Agende uma Consulta

Telefone de Contato

(11) 2892-0070

Envie um WhatsApp

(11) 95912-4752

Venha para a Clínica

Rua Bandeira Paulista, 600 - conjunto 24,
Itaim Bibi - São Paulo/SP

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.