Fissura Anal


O que é?

Trata-se de um pequeno corte na borda anal. A rachadura na pele costuma causar dor intensa e sangramentos durante e após as evacuações. Elas podem ser agudas, quando abriram recentemente ou crônicas, quando são antigas e já tem as bordas espessadas.

Vídeos relacionados a Fissura Anal

VISITE O CANAL DO YOUTUBE

Causas

Uma fissura anal pode ocorrer ao defecar fezes grandes ou duras e secas, como acontece comumente em pessoas com constipação intestinal. Diarreia crônica, sexo anal, inflamação da área retal causada pela doença de Crohn ou outra doença inflamatória do intestino também são possíveis causas.

Sintomas

Dentre os principais sinais e sintomas da fissura anal, estão: dor, por vezes intensa, durante as evacuações que podem durar até várias horas; sangue vermelho vivo nas fezes ou papel higiênico; rachadura visível na pele ao redor do ânus; pequeno nódulo próximo à fissura anal.

Diagnóstico

Normalmente, o exame físico para inspeção da região anal é suficiente, dado que a fissura costuma ser visível.

Tratamento

A maioria das fissuras anais são de tratamento clínico. Caso a fissura não responda a esse tipo de tratamento, pode ser recomendada uma cirurgia.. Este procedimento envolve a remoção da fissura crônica em si e uma pequena incisão no esfíncter para reduzir a pressão e promover cicatrização.

Fale Conosco

Ficou com dúvidas a respeito de Fissura Anal? Entre em contato comigo e vamos conversar!

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida?

  • Fissura anal e hemorroidas são a mesma coisa?

    Não! É muito comum que todas as doenças orificiais (aquelas que acometem o ânus) sejam interpretadas como hemorroidas pelos pacientes. Porém, existem várias doenças anais e cada uma delas tem características e tratamentos diferentes. 

  • Fissura anal pode retornar após o tratamento?

    Sim, 80% das fissuras anais crônicas respondem bem ao tratamento clínico, mas isso não significa que elas nunca mais vão reaparecer. 

  • Sexo anal provoca fissuras?

    Sim. A prática do sexo anal principalmente sem lubrificação local e relaxamento adequados pode provocar rachaduras na pele do ânus e com o tempo se tornar uma fissura crônica. 

Conheça a Profissional

Dra. Beatriz Azevedo


Me formei em medicina em 2007 pela faculdade de medicina de Botucatu – UNESP. Após os 6 anos de faculdade me mudei para São Paulo onde fiz duas residências médicas; cirurgia geral e cirurgia do aparelho digestivo, ambas no Hospital das Clínicas da Faculdade de medicina da USP.


Após as especializações permaneci mais um ano como preceptora dos médicos residentes de cirurgia do aparelho digestivo e dos alunos de graduação em medicina. Período no qual aprendi uma das coisas que mais amo fazer até hoje – orientar os mais jovens na arte e ciência da cirurgia. Durante esse período também, aprimorei as técnicas de cirurgia laparoscópica gastrointestinal que permitem tratamento de doenças complexas de forma minimamente invasiva.

CONHEÇA A DRA. BEATRIZ
Share by: