Fissura Anal

O que é Fissura Anal

Uma fissura anal trata-se de um pequeno corte ou rasgo na borda anal. A rachadura na pele costuma causar dor intensa e sangramentos durante e após as evacuações.  Elas podem ser agudas, quando abriram recentemente ou crônicas, quando já tem as bordas espessadas.

Causas da Fissura Anal

Uma fissura anal pode ocorrer ao defecar fezes grandes ou duras e secas, prisão de ventre e esforço durante as evacuações, diarreia crônica, sexo anal, inflamação da área retal causada pela doença de Crohn ou outra doença inflamatória do intestino.

Tratamento da Fissura Anal

A maioria das fissuras anais são de tratamento clínico. Caso a fissura não responda a esse tipo de tratamento, pode ser recomendada uma esfincterotomia anal. Este procedimento cirúrgico envolve fazer uma pequena incisão no esfíncter anal para reduzir a dor e promover a cura.

Sintomas da Fissura Anal

Dentre os principais sinais e sintomas da fissura anal, estão: dor, por vezes intensa, durante as evacuações que podem durar até várias horas; sangue vermelho vivo nas fezes ou papel higiênico; rachadura visível na pele ao redor do ânus. pequeno nódulo próximo a fissura anal.

Diagnóstico da Fissura Anal

Normalmente, o exame físico para inspeção da região anal é suficiente, dado que a fissura costuma ser visível.

Fissura anal e hemorroidas são a mesma coisa?

Não! É muito comum que todas as doenças orificiais (aquelas que acometem o ânus) sejam interpretadas como hemorroidas pelos pacientes. Porém existem várias doenças anais e cada uma delas tem características e tratamentos diferentes.

Fissura anal pode retornar após o tratamento?

Sim, 80% das fissuras anais crônicas respondem bem ao tratamento clínico mas isso não significa que elas nunca mais vão reaparecer.

Sexo anal provoca fissuras?

Sim. A prática do sexo anal principalmente sem lubrificação local e relaxamento adequados pode provocar rachaduras na pele do ânus e com o tempo se tornar uma fissura crônica.