Câncer Gástrico

O que é?

O câncer gástrico é o tumor maligno que se inicia no estômago. A maioria nasce  no revestimento interno do órgão, a mucosa, como uma pequena lesão elevada ou ulcerada.

Causas

Não existe uma causa específica e bem definida para o aparecimento desse tipo de câncer, mas existem alguns fatores de risco conhecidos como: histórico familiar, alimentação pobre em vegetais, consumo de álcool, consumo excessivo de sal, tabagismo, gastrite atrófica e infecção crônica pela H. Pylori.

Tratamento

O tratamento do câncer gástrico apresenta duas modalidades: curativa e paliativa. A curativa consiste na cirurgia de remoção do tumor e dos linfonodos (gânglios) ao redor, associada ou não a radioterapia e ou quimioterapia em algum momento do tratamento.

O tratamento paliativo é oferecido a pacientes com tumores não passíveis de remoção, metastáticos, ou com condições clínicas que impedem a realização da cirurgia. É composto por quimioterapia e radioterapia, principalmente, porém alguma cirurgia para melhorar as condições alimentares pode ser utilizada a depender do caso.

O objetivo do tratamento paliativo é manter a doença sob controle, livre de progressão pelo maior tempo possível, assim como preservar a qualidade de vida do paciente.

Sintomas

A doença inicialmente é assintomática, porém conforme avança pode apresentar os seguintes sintomas: dor epigástrica em queimação, sensação de inchaço no estômago após as refeições, náuseas e vômitos, perda do apetite, fraqueza e fadiga, perda de peso não intencional.

Diagnóstico

O exame que inicia o processo de investigação é a endoscopia digestiva alta que permite analisar as características e dimensões do tumor e realizar a biópsia.

Após a confirmação do diagnóstico de câncer, é preciso definir o grau de extensão local da doença e se ela se espalhou (metástases). Isso é possível visualizar através da tomografia computadorizada de abdome e tórax.

Outros exames podem ser necessários em casos mais específicos como a ecoendoscopia nos tumores precoces e o PET CT nos casos avançados.

Fale Conosco

Ficou com dúvidas a respeito de Câncer Gástrico? Entre em contato comigo e vamos conversar!

Ficou com alguma dúvida?

• Gastrite pode causar câncer?

Não. A gastrite comum é uma condição benigna. Alguns tipos específicos de gastrite, como a gastrite atrófica, estão relacionados ao aparecimento de tumores neuroendócrinos, um tipo não comum de neoplasia gástrica.

• O consumo de certos tipos de alimento podem causar câncer gástrico?

O consumo de certos tipos de alimento pode aumentar o risco de câncer gástrico, como os defumados, excessivamente salgados, ultraprocessados e as conservas. Nitratos e nitritos são substâncias presentes, por exemplo, em carnes curadas, que podem ser afetadas por certas bactérias, como o H. Pylori, que também pode aumentar o risco de câncer gástrico em alguns casos.

Porém, mais importante do que o que não comer, é lembrar de ingerir alimentos frescos bem conservados, como verduras e legumes, diariamente.

Conheça a Profissional

Dra. Beatriz Azevedo

Me formei em medicina em 2007 pela faculdade de medicina de Botucatu – UNESP. Após os 6 anos de faculdade me mudei para São Paulo onde fiz duas residências médicas; cirurgia geral e cirurgia do aparelho digestivo, ambas no Hospital das Clínicas da Faculdade de medicina da USP.

Após as especializações permaneci mais um ano como preceptora dos médicos residentes de cirurgia do aparelho digestivo e dos alunos de graduação em medicina. Período no qual aprendi uma das coisas que mais amo fazer até hoje – orientar os mais jovens na arte e ciência da cirurgia. Durante esse período também, aprimorei as técnicas de cirurgia laparoscópica gastrointestinal que permitem tratamento de doenças complexas de forma minimamente invasiva.

CONHEÇA A DRA. BEATRIZ