Fístula Anal

O que é?

Uma fístula anal é uma comunicação anormal entre o canal anal e o meio externo: pele da borda anal, glúteo ou períneo. Se apresenta normalmente como um pequeno orifício doloroso que drena secreção purulenta ou sanguinolenta. Na maior parte das vezes é a forma crônica de um abscesso anal drenado previamente.

Causas

As fístulas geralmente se originam dos abscessos drenados previamente. Um abscesso anal é uma cavidade contendo pus que se formou devido a infecção de uma glândula anal.

Outras causas comuns da fístula anal podem incluir doença inflamatória intestinal, colite ou ainda fístulas já formadas que se infectaram novamente.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são dor, inchaço e vermelhidão ao redor do ânus. Além disso, podem surgir: febre, calafrios, cansaço, náuseas, diminuição do peso corporal e perda de apetite, principalmente se houver infecção ou inflamação da fístula.

Diagnóstico

O diagnóstico se dá através do exame físico, muitas vezes junto a exames de imagem, como a Ressonância Magnética ou Ultrassonografia Endoanal.

Tratamento

O tratamento das fístulas anais é cirúrgico. Elas podem ser mais superficiais, requerendo um tratamento mais simples (fitulotomia ou fistulectomia), ou mais complexas, quando é comum o envolvimento dos músculos do esfíncter. É de acordo com suas características e profundidade que o tipo de técnica é escolhida.

É comum ser necessário mais de um procedimento para o tratamento definitivo.

Fale Conosco

Ficou com dúvidas a respeito de Fístula anal? Entre em contato comigo e vamos conversar!

Ficou com alguma dúvida?

• Existe um perfil mais propenso a ter fístula anal?

A fístula anal atinge com mas frequencia os jovens adultos,  e aparece com maior incidencia em homens.

• Todo abscesso necessariamente vira uma fístula?

Não há como determinar se um abscesso vai virar uma fístula, mas normalmente isso ocorre em 30 a 50% das vezes.

• O que acontece se eu não operar a fístula?

Um dos maiores riscos é a formação de um novo abscesso. Além disso, a dor e desconforto podem continuar presentes na região.

Com o passar do tempo uma fístula não tratada pode ir se tornando mais complexa e a cirurgia para correção cada vez mais difícil.

Conheça a Profissional

Dra. Beatriz Azevedo

Me formei em medicina em 2007 pela faculdade de medicina de Botucatu – UNESP. Após os 6 anos de faculdade me mudei para São Paulo onde fiz duas residências médicas; cirurgia geral e cirurgia do aparelho digestivo, ambas no Hospital das Clínicas da Faculdade de medicina da USP.

Após as especializações permaneci mais um ano como preceptora dos médicos residentes de cirurgia do aparelho digestivo e dos alunos de graduação em medicina. Período no qual aprendi uma das coisas que mais amo fazer até hoje – orientar os mais jovens na arte e ciência da cirurgia. Durante esse período também, aprimorei as técnicas de cirurgia laparoscópica gastrointestinal que permitem tratamento de doenças complexas de forma minimamente invasiva.

CONHEÇA A DRA. BEATRIZ