Cisto Pilonidal

Cisto Pilonidal

Cisto Pilonidal é uma inflamação crônica que acomete a região entre os glúteos. É um resquício embrionário na pele, que se desenvolve no final da coluna, na região sacrococcigiana, acima no ânus e, apesar de pouco comum, pode aparecer também em outras regiões, como axilas e couro cabeludo.
Essa lesão é revestida com células epiteliais e contém fragmentos de tecidos e de pelos. Ela também é composta pelas glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção de suor do corpo, e pelas glândulas sebáceas, responsáveis por lubrificar a pele.

Causas do Cisto Pilonidal

Apesar de seu nome ser “Cisto”, ele é, na verdade, um resquício embrionário e suas causas ainda não são totalmente definidas. Porém, estudos apontam que ele pode ocorrer devido ao atrito da pele da região onde há muitos pelos e glândulas, que se inflamam e se agrupam formando o “cisto”. Há também a possibilidade de que eles sejam causados por alterações hormonais ou por pelos encravados.

Tratamento do Cisto Pilonidal

O tratamento da lesão é feito de acordo com a fase do mesmo.
Se houver infecção o tratamento é feito com drenagem simples e antibióticos. Porém esse tratamento não resolve definitivamente o problema.
Após resolução da infecção o tratamento definitivo é feito através de uma intervenção cirúrgica.
Esse procedimento costuma ser simples porém, o pós-operatório deve ser cauteloso, trocando corretamente o curativo, mantendo o local limpo e seguindo as instruções de seu médico.

Sintomas do Cisto Pilonidal

Os sintomas do cisto pilonidal manifestam-se na fase aguda da doença, assim que o nódulo é formado. Pacientes com essa condição apresentam:

  • Inchaço;
  • Aparecimento de nódulo logo abaixo do cóccix
  • Dor na região;
  • Vermelhidão;
  • Saída de pus pelo orifício.

Diagnóstico do Cisto Pilonidal

O diagnóstico do cisto pilonidal é feito por um médico especialista, através do exame clínico. Um ultrassom da região pode ser útil para avaliar o tamanho do cisto e se há infecção no local.

Agende uma Consulta

Nossos tratamentos são guiados por rigor clínico e expertise adquirida nas melhores universidades e hospitais do país.

Telefone de Contato

(11) 2892-0070

Envie um WhatsApp

(11) 98368-4446

Dúvidas Frequentes

É possível prevenir o Cisto Pilonidal? Como?

Sim. Evite ficar muito tempo sentado e utilizar roupas íntimas de tecidos sintéticos. Mantenha a região limpa, livre de umidade, suor e pelos.

Após a cirurgia é possível ter outro cisto Pilonidal?

Sim, ele pode ser recorrente. Por isso é importante a prevenção com as dicas acima.

Existe cirurgia minimamente invasiva para extração do Cisto Pilonidal?

Sim. Porém infelizmente os resultados definitivos não são tão bons quanto a cirurgia convencional e os índices de recidiva são maiores.

Agende uma Consulta

Telefone de Contato

(11) 2892-0070

Envie um WhatsApp

(11) 98368-4446

Venha para a Clínica

Rua Bandeira Paulista, 600 - conjunto 24,
Itaim Bibi - São Paulo/SP

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.