Câncer de Cólon

O que é Câncer de Cólon

O câncer de cólon é o câncer do intestino grosso, que é a parte final do trato digestivo. A maioria dos casos de câncer de cólon começa com agrupamentos pequenos e não cancerosos (benignos) de células chamados pólipos adenomatosos. Com o tempo, alguns desses pólipos podem se desenvolver até se tornarem malignos.

Causas do Câncer de Cólon

Existem alguns fatores de risco que podem aumentar as chances do desenvolvimento de um câncer colorretal, como idade, raça, fatores dietéticos, história familiar de câncer  e pólipos, presença de pólipos no intestino grosso e doenças inflamatórias intestinais, principalmente retocolite ulcerativa.

Tratamento do Câncer de Cólon

O tipo de tratamento recomendado depende do estágio do câncer. Atualmente, as três principais opções de tratamento são: cirurgia, quimioterapia e radiação. Após uma avaliação do caso e diagnóstico, as opções de tratamentos são avaliadas para escolher a mais adequada para o paciente.

Sintomas do Câncer de Cólon

A maioria dos casos inicialmente é assintomática. Os sintomas do câncer de cólon podem incluir: alteração nos hábitos intestinais, incluindo diarreia, obstipação ou alteração na consistência das fezes, que dura mais de quatro semanas; sangramento nas fezes; desconforto abdominal persistente, como cólicas, gases ou dores; fraqueza ou fadiga; perda de peso inexplicável.

Diagnóstico do Câncer de Cólon

O diagnóstico se dá através do exame clínico e exames complementares incluindo colonoscopia e tomografia de abdome.

Câncer de cólon tem cura?

Sim! Os tumores de cólon quando diagnosticados precocemente e tratados de forma adequada tem acima de 90% de chance de cura.

Sempre é preciso uso de colostomia (bolsinha) nas cirurgias de câncer do intestino?

Não. A colostomia é usada em situações específicas e na maior parte das vezes quando necessária pode ser revertida após algum tempo.

É preciso fazer quimioterapia após cirurgia para câncer do intestino?

Nem sempre. A decisão sobre a necessidade de complementar o tratamento com quimioterapia após a cirurgia depende da análise que o patologista vai fazer da peça cirúrgica após o procedimento.