Retocolite Ulcerativa

O que é Retocolite Ulcerativa

A retocolite ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal (DII).  A colite ulcerativa afeta o revestimento interno do intestino grosso (cólon) e do reto. Os sintomas geralmente se desenvolvem com o tempo, e não subitamente.

Causas da Retocolite Ulcerativa

Atualmente ainda não se sabe a causa da retocolite ulcerativa. No entanto, estudos recentes apontam que o problema é causado por uma combinação de fatores que podem ser genéticos e imunológicos.

Tratamento da Retocolite Ulcerativa

A retocolite ulcerativa pode muitas vezes ser controlada por medicação. Mas, caso não haja uma boa resposta, e a qualidade de vida esteja sendo afetada por repetidos surtos, a cirurgia pode ser recomendada.

Sintomas da Retocolite Ulcerativa

Os sintomas variam de acordo com a atividade da doença e a extensão do acometimento. Dentre alguns dos sintomas mais frequentes estão: diarréia, dores abdominais,sangramento nas fezes, cansaço e fadiga, perda de apetite e perda de peso.

Diagnóstico da Retocolite Ulcerativa

O médico especialista provavelmente irá diagnosticar a colite após excluir outras causas possíveis para os seus sinais e sintomas. Para ajudar a confirmar o diagnóstico, alguns testes e procedimentos podem ser solicitados, como: exame de sangues, amostra de fezes e colonoscopia.

Agende uma Consulta

Nossos tratamentos são guiados por rigor clínico e expertise adquirida nas melhores universidades e hospitais do país.

Telefone de Contato

(11) 2892-0070

Envie um WhatsApp

(11) 98368-4446

Dúvidas Frequentes

É possível ter retocolite no intestino delgado?

Não! A retocolite é uma doença específica do reto e intestino grosso. Inclusive tem caráter ascendente, ou seja, se inicia no reto e avança para cima em direção ao restante do cólon.

Tomar leite piora a retocolite?

Não. Nenhum alimento é capaz de piorar a doença, porém pode sim precipitar os sintomas por causarem distensão abdominal secundária a fermentação da lactose e da caseína.

Quem tem retocolite ou doença de Crohn pode tomar anti-inflamatório?

Na verdade o uso de anti-inflamatórios não hormonais, não é indicado para os portadores dessas doenças, pois acredita-se que eles possam precipitar as crises.

Agende uma Consulta

Telefone de Contato

(11) 2892-0070

Envie um WhatsApp

(11) 95912-4752

Venha para a Clínica

Rua Bandeira Paulista, 600 - conjunto 24,
Itaim Bibi - São Paulo/SP

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.