Hérnias abdominais

O que é?

A hérnia é a evasão total ou parcial de um ou mais órgãos da região adnominal, por um defeito nos músculos e aponeuroses, seja por má formação, ou enfraquecimento destes tecidos.

Existem diferentes tipos de hérnias abdominais, sendo elas:

- Hérnia inguinal

- Hérnia epigástrica

- Hérnia umbilical

- Hérnia incisional

Vídeos relacionados a Hérnias Abdominais

VISITE O CANAL DO YOUTUBE

As hérnias podem ser causadas por:

- Esforço físico extremo e continuo - atletas, por exemplo;

- Esforço crônico para evacuar ou urinar;

- Pode também estar presente desde o nascimento e só ser notada      tempos depois;

- Envelhecimento;

- Cirurgias prévias.

Os sintomas variam conforme o tipo, mas alguns sinais são comuns:

- Inchaço e abaulamento na área afetada;

- Dor na região;

- Dor após esforço físico.

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser realizado através de exames físicos no próprio consultório médico, ou se necessário podem ser solicitados exames de imagem da região com ultrassonografia, por exemplo.

Tratamento

O tratamento da hérnia é sempre cirúrgico, podendo ser feito através de laparoscopia, cirurgia robótica ou por cirurgia aberta.

Fale Conosco

Ficou com dúvidas a respeito de Hérnias abdominais? Entre em contato comigo e vamos conversar!

Ficou com alguma dúvida?

• Hérnias inguinais só aparecem em homens?

Mito. As hérnias inguinais também aparecem em mulheres, no entanto, são mais frequentes em homens, devido a conformação anatômica do canal inguinal masculino, que é naturalmente mais largo para acomodar as estruturas do cordão inguinal.

• Hérnias só podem ser tratadas com cirurgia?

Sim! Por se tratarem de "defeitos" na parede não há tratamento clínico efetivo para correção, por isso a cirurgia sempre é necessária.

Conheça a Profissional

Dra. Beatriz Azevedo

Me formei em medicina em 2007 pela faculdade de medicina de Botucatu – UNESP. Após os 6 anos de faculdade me mudei para São Paulo onde fiz duas residências médicas; cirurgia geral e cirurgia do aparelho digestivo, ambas no Hospital das Clínicas da Faculdade de medicina da USP.

Após as especializações permaneci mais um ano como preceptora dos médicos residentes de cirurgia do aparelho digestivo e dos alunos de graduação em medicina. Período no qual aprendi uma das coisas que mais amo fazer até hoje – orientar os mais jovens na arte e ciência da cirurgia. Durante esse período também, aprimorei as técnicas de cirurgia laparoscópica gastrointestinal que permitem tratamento de doenças complexas de forma minimamente invasiva.

CONHEÇA A DRA. BEATRIZ