Hemorroidas

O que é Hemorroida

A Hemorroida consiste na dilatação e perda da sustentação das veias hemorroidárias presentes normalmente no ânus. São dois tipos de hemorroidas, as internas que ocorrerem no interior do canal anal, e as externas que são visíveis a borda do ânus.

Causas da Hemorroida

As causas são muitas, entre elas; tendência genética, constipação, diarreia crônica, gravidez, aumento de peso, maus hábitos evacuatórios entre outros.

Tratamento da Hemorroida

O tratamento para hemorroidas pode ser clínico; regularização do hábito intestinal, uso de medicação como pomadas e venotônicos ou cirúrgico nos casos mais avançados.

Sintomas da Hemorroida

Os principais sintomas da hemorroida são:

– Sangramento;

– Inchaço do ânus;

– Desconforto ao evacuar;

– Prurido anal.

Diagnóstico da Hemorroida

O diagnóstico da doença é dado através da avaliação dos sintomas, e exame clínico realizado em consultório pelo proctologista que inclui inspeção anal, toque retal e anuscopia.

Todo sangramento anal é devido a hemorroidas?

Não. As hemorroidas são causas comuns de sangramento ao evacuar, porém outras doenças do ânus como as fissuras também podem sangrar,  além de doenças do intestino grosso e reto como o câncer por exemplo.

Todo mundo que tem hemorroidas sente dor ao evacuar?

Não. As hemorroidas internas não costumam doer. Na maioria das vezes só sangram ou sangram e se prolapsam para fora do canal anal nas evacuações.

A cirurgia é o tratamento mais efetivo para hemorroidas?

Verdade. O tratamento clínico só é capaz de controlar os sintomas e retardar a progressão da doença, porém não é capaz de curá-la.