Cirurgia Bariátrica

O que é a Cirurgia Bariátrica

A cirurgia bariátrica tem o objetivo de reduzir o peso e melhorar doenças associadas, por meio de técnicas para redução do estômago e desvios intestinais. Os procedimentos cirúrgicos bariátricos mais comuns são o bypass gástrico, gastrectomia vertical, banda gástrica ajustável.

Indicações da Cirurgia Bariátrica

O procedimento é indicado para pessoas com obesidade de grau 2 que não mostraram resultados após longo período de tratamento com dieta adequada e prática regular de exercícios físicos e medicamentos. Desta forma, a cirurgia bariátrica é somente recomendada quando as outras formas de tratamento falham.

Contraindicações da Cirurgia Bariátrica

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica considera que a cirurgia bariátrica é contraindicada para os pacientes que se encontram nas seguintes condições: IMC entre 25,1 e 29,9 sem presença de complicações relacionadas ao sobrepeso; deficiência intelectual significativa; pacientes sem suporte familiar adequado; quadro de transtorno psiquiátrico não controlado, incluindo uso contínuo de álcool ou drogas ilícitas; doenças genéticas.

Precauções da Cirurgia Bariátrica

As especificidades da cirurgia dependem da situação individual do paciente, do tipo do procedimento realizado e das práticas da equipe médica. Algumas cirurgias de perda de peso são feitas com incisões tradicionais abertas. Hoje, a maioria dos tipos de cirurgia bariátrica é realizada por laparoscopia, que pode tornar a recuperação mais rápida e tranquila.

Quem faz cirurgia bariátrica tem que tomar vitaminas para o resto da vida?

Não necessariamente. Isso depende do tipo de técnica utilizada: se há ou não desvio intestinal e dos hábitos alimentares de cada pessoa após a cirurgia.

Após a cirurgia terei que fazer plástica para retirar excesso de pele?

Pode ser. Dependendo da quantidade de peso perdido e das características da pele de cada pessoa, às vezes há necessidade de remoção do excesso de pele por questões estéticas e muitas vezes até de saúde mesmo, visto que as dobras de pele podem ser locais de infecções fúngicas e dor por exemplo.

Após a cirurgia nunca mais terei problemas com peso novamente?

Mito. Se não houver uma mudança radical dos hábitos e estilo de vida, existe a possibilidade sim de reganho parcial ou às vezes até total do peso perdido com a cirurgia a médio e longo prazo.