Cirurgia Bariátrica


O que é?

A cirurgia bariátrica é o nome dado a todo procedimento cirúrgico realizado com o objetivo de reduzir o peso e melhorar doenças associadas. Os procedimentos cirúrgicos bariátricos mais comuns são o bypass gástrico e a gastrectomia vertical.

Vídeos relacionados a Cirurgia Bariátrica

VISITE O CANAL DO YOUTUBE

Indicações

O procedimento é indicado para pessoas com obesidade de grau 2 que não tiveram sucesso no tratamento clínico da obesidade com dieta adequada, prática regular de exercícios físicos e medicamentos. Desta forma, a cirurgia bariátrica é somente recomendada quando as outras formas de tratamento falham.

Contraindicações

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica considera que a cirurgia bariátrica é contraindicada para os pacientes que se encontram nas seguintes condições: IMC <35 kg/m2 sem presença de complicações relacionadas à obesidade; deficiência intelectual significativa; pacientes sem suporte familiar adequado; quadro de transtorno psiquiátrico não controlado, incluindo uso contínuo de álcool ou drogas ilícitas; doenças ameaçadoras à vida no curto prazo.

Precauções

As especificidades da cirurgia dependem da situação individual do paciente, do tipo do procedimento realizado e das práticas da equipe médica. Algumas cirurgias de perda de peso são feitas com incisões tradicionais abertas. Hoje, a maioria das cirurgias bariátricas são realizadas por laparoscopia, que torna a recuperação mais rápida e tranquila.

Fale Conosco

Ficou com dúvidas a respeito da Cirurgia Bariátrica? Entre em contato comigo e vamos conversar!

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida?

  • Quem faz cirurgia bariátrica tem que tomar vitaminas para o resto da vida?

    Não necessariamente. Isso depende da técnica utilizada: se há ou não desvio intestinal e dos hábitos alimentares de cada pessoa após a cirurgia. 


  • Após a cirurgia terei que fazer plástica para retirar excesso de pele?

    Pode ser. Dependendo da quantidade de peso perdido e das características da pele de cada pessoa. Às vezes, há necessidade de remoção do excesso de pele por questões estéticas e muitas vezes até de saúde mesmo, visto que as dobras de pele podem ser locais de infecções fúngicas e dor.

  • Após a cirurgia nunca mais terei problemas com peso novamente?

    Mito. Se não houver uma mudança radical dos hábitos e estilo de vida, existe sim, a possibilidade de reganho parcial ou às vezes até total do peso perdido com a cirurgia a médio e longo prazo. 

Conheça a Profissional

Dra. Beatriz Azevedo


Me formei em medicina em 2007 pela faculdade de medicina de Botucatu – UNESP. Após os 6 anos de faculdade me mudei para São Paulo onde fiz duas residências médicas; cirurgia geral e cirurgia do aparelho digestivo, ambas no Hospital das Clínicas da Faculdade de medicina da USP.


Após as especializações permaneci mais um ano como preceptora dos médicos residentes de cirurgia do aparelho digestivo e dos alunos de graduação em medicina. Período no qual aprendi uma das coisas que mais amo fazer até hoje – orientar os mais jovens na arte e ciência da cirurgia. Durante esse período também, aprimorei as técnicas de cirurgia laparoscópica gastrointestinal que permitem tratamento de doenças complexas de forma minimamente invasiva.

CONHEÇA A DRA. BEATRIZ
Share by: